Busca avançada
Ano de início
Entree

Equivalencia de estimulos e transferencia de funcao: avaliando os efeitos dos controles por selecao e por rejeicao

Processo: 09/51176-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Gerson Aparecido Yukio Tomanari
Beneficiário:William Ferreira Perez
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Estudantes universitários   Condicionamento (psicologia)

Resumo

Fracassos na formação de classes de estímulos equivalentes podem ocorrer por conta do tipo de topografia de controle de estímulo (TCE) que se estabelece nos treinos de matching-to-sample (MTS) - p. ex., a escolha de S+ por rejeição do S-. O presente projeto pretende avaliar o efeito de diferentes TCE (seleção/rejeição) sobre a formação de classes de estímulos equivalentes por meio de dois experimentos que utilizam um procedimento de MTS em que respostas de observação serão requeridas para que os estímulos possam ser visualizados. Em ambos experimentos, estudantes universitários serão submetidos a treinos de discriminação condicional em tarefas de MTS com dois estímulos comparação seguidos de testes de equivalência e sondas de TCE com estímulos novos. Durante a tarefa todos os estímulos serão encobertos por uma "janela" que poderá ser aberta pelo participante, apresentando o estímulo "escondido" por ela. No Experimento 1, em um treino AB/BC, a seleção ou a rejeição será favorecida impedindo os participantes de abrir a janela do S- (condição de Seleção) ou do S+ (condição de Rejeição), respectivamente, em 50, 75 ou 95% das tentativas, a depender do grupo experimental. No Experimento 2, será utilizado um delineamento de sujeito único e a seleção ou a rejeição será favorecida para diferentes conjuntos de relações (A-seleção-B/B-seleção-C/C-rejeição-D/D-rejeição-E) com base na manipulação que se mostrar mais eficiente no Experimento 1. A análise dos dados permitirá avaliar o efeito da seleção ou rejeição (TCE) sobre a formação de classes, bem como permitirá discussões conceituais sobre equivalência e tecnologia de ensino. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREZ, WILLIAM F.; HUZIWARA, EDSON M.; RODRIGUES, RAONE M.; VILELA, EDUARDO C.; TOMANARI, GERSON Y.; VAIDYA, MANISH. Effect of observing response requirements to sample and comparison stimuli on the establishment of reject control (sample/S- relations). JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 114, n. 1 MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
PEREZ, WILLIAM F.; TOMANARI, GERSON Y.; VAIDYA, MANISH. EFFECTS OF SELECT AND REJECT CONTROL ON EQUIVALENCE CLASS FORMATION AND TRANSFER OF FUNCTION. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 104, n. 2, p. 146-166, SEP 2015. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREZ, William Ferreira. Equivalência de estímulos e transferência de função: avaliando os efeitos dos controles por seleção e por rejeição. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.