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Transferência de função entre estímulos equivalentes mediada por estímulos reforçadores específicos.

Processo: 11/12847-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Marcelo Vitor da Silveira
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):15/08332-8 - Transferência de função entre estímulos equivalentes mediada por estímulos reforçadores específicos, BE.EP.DR
Assunto(s):Diferencial semântico   Estudantes universitários   Transferência de função   Equivalência de estímulos

Resumo

Dois experimentos foram formulados com o objetivo de averiguar a Transferência de função mediada por estímulos reforçadores específicos. No Experimento 1 será verificado se a Transferência de função simbólica ocorre quando novos estímulos integrados às classes de equivalência via estímulos reforçadores específicos em procedimento MTS arbitrário. Os estímulos reforçadores específicos serão empregados para treinar relações entre faces humanas expressando emoções (conjunto A) e estímulos abstratos (Conjuntos B e C). Em seguida os estímulos reforçadores específicos serão empregados no treino MTS de identidade envolendo outro conjunto de estímulos abstratos (conjunto D). A formação de classes de equivalência será avaliada e, em seguida os estímulos D serão avaliados por meio da técnica de diferencial semântico. As relações entre os estímulos do conjunto D e os estímulos reforçadores específicos serão rearranjadas em um novo treino MTS de identidade. Os efeitos do rearranjo das contingências serão verificados em novos testes de formação de classes e novas avaliações dos estímulos do conjunto D por meio do diferencial semântico. No Experimento 2 será verificado se a Transferência de função simbólica ocorre quando classes de equivalência são estabelecidas no contexto de MTS de identidade combinado com o uso de estímulos reforçadores específicos. As relações entre os estímulos Bs e Cs e os estímulos reforçadores específicos e os estímulos As e os estímulos reforçadores específicos serão estabelecidas separadamente. Testes em verificarão a emergência de classes de estímulos e, em seguida os estímulos B e C serão avaliados por meio do diferencial semântico. As relações entre os estímulos A e os estímulos reforçadores específicos serão rearranjadas em um novo treino MTS de identidade. Os efeitos do rearranjo das contingências serão verificados em novos testes de formação de classes e novas avaliações dos estímulos do conjunto B e C por meio do diferencial semântico.

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVEIRA, MARCELO V.; MACKAY, HARRY A.; DE ROSE, JULIO C. Measuring the ``transfer of meaning{''} through members of equivalence classes merged via a class-specific reinforcement procedure. LEARNING & BEHAVIOR, v. 46, n. 2, p. 157-170, JUN 2018. Citações Web of Science: 2.
DUBE, WILLIAM V.; THOMPSON, BROOKS; SILVEIRA, MARCELO V.; NEVIN, JOHN A. The Role of Contingencies and Stimuli in a Human Laboratory Model of Treatment of Problem Behavior. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 67, n. 4, p. 463-471, DEC 2017. Citações Web of Science: 1.
RIBEIRO, GIOVAN W.; SILVEIRA, MARCELO V.; MACKAY, HARRY A.; DE ROSE, JULIO C. The Effect of Conditional Discrimination Reversals with SMTS and DMTS on Reorganization of Equivalence Classes. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, n. 4, p. 589-597, DEC 2016. Citações Web of Science: 3.
SILVEIRA, MARCELO VITOR; AGGIO, NATALIA MARIA; CORTEZ, MARIELE DINIZ; BORTOLOTI, RENATO; RICO, VIVIANE VERDU; DE ROSE, JULIO C. Maintenance of Equivalence Classes and Transfer of Functions: The Role of the Nature of Stimuli. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, n. 1, p. 65-74, MAR 2016. Citações Web of Science: 9.

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