Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito do hormônio tireoideano na estrutura e fisiologia ósseas de camundongos com inativação do gene do adrenoceptor alfa 2C

Processo: 10/50068-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Cecilia Helena de Azevedo Gouveia
Beneficiário:Marília Bianca Cruz Grecco Teixeira
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/12477-6 - Os receptores alfa2C adrenérgicos presentes em osteoclastos são funcionais? eles medeiam diretamente os efeitos do hormônio tireoideano nessas células?, BE.EP.DD
Assunto(s):Metabolismo ósseo   Sistema nervoso simpático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fisiologia Ossea | Hormonio Tiroideano | Metabolismo Osseo | Sistema Nervoso Simpatico

Resumo

Um dos mais importantes achados dos últimos anos foi o de que o remodelamento ósseo está sujeito ao controle do sistema nervoso central, com o sistema nervoso simpático (SNS) agindo como efetor periférico. Uma série de estudos sugere que SNS regula negativamente a massa óssea, agindo exclusivamente via receptor beta2-adrenérgico (ß2-AR), que é expresso em osteoblastos. Entretanto, um estudo recente do nosso grupo demonstrou que camundongos com dupla inativação dos genes dos receptores adrenérgicos α2A e o α2C (α2A/α2C-AR-/-) apresentam um fenótipo de alta massa óssea (AMO), apesar de apresentarem hiperatividade simpática crônica e ß2-AR intacto. Além disso, demonstramos que esses camundongos knockouts (KO = com inativação gênica) são resistentes à osteopenia induzida pelo excesso de hormônio tiroideano (HT). Vimos, ainda, que ambos os receptores (α2A-AR e α2C-AR) são expressos no osso de camundongos selvagens e que a expressão gênica do α2C-AR é regulada pela triiodotironina (T3). Esses achados sugerem fortemente que o (i) ß2-AR não é o único adrenoceptor envolvido no controle do metabolismo ósseo e que (ii) o SNS interage com o HT para regular a massa óssea. Além disso, os nossos achados levantam as hipóteses de que (i) o α2A-AR e/ou α2C-AR também apresentam um papel importante na mediação das ações do SNS no esqueleto e que (ii) esses receptores estão envolvidos na interação do HT com o SNS para regular a massa e metabolismo ósseos. Neste projeto, temos como objetivos (i) avaliar se a inativação isolada do α2c-AR interfere na estrutura e fisiologia ósseas, caracterizando o fenótipo ósseo de camundongos α2c-AR-/- e a resposta de osteoblastos primários derivados de camundongos KOs e selvagens a um agonista α2 adrenérgico; e (ii) avaliar se a ação do HT no tecido ósseo depende do α2c-AR, avaliando o efeito do HT na estrutura e fisiologia ósseas de camundongos α2c-AR-/- e em osteoblastos in vitro provenientes de camundongos KOs e selvagens. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ GRECCO TEIXEIRA, MARILIA BIANCA; MARTINS, GISELE MIYAMURA; MIRANDA-RODRIGUES, MANUELA; DE ARAUJO, IASMIN FERREIRA; OLIVEIRA, RICARDO; BRUM, PATRICIA CHAKUR; AZEVEDO GOUVEIA, CECILIA HELENA. Lack of alpha(2C)-Adrenoceptor Results in Contrasting Phenotypes of Long Bones and Vertebra and Prevents the Thyrotoxicosis-Induced Osteopenia. PLoS One, v. 11, n. 1, . (10/50068-2, 10/06409-0)
FONSECA, TATIANA L.; TEIXEIRA, MARILIA B. C. G.; RODRIGUES-MIRANDA, MANUELA; SILVA, MARCOS V.; MARTINS, GISELE M.; COSTA, CRISTIANE C.; ARITA, DANIELLE Y.; PEREZ, JULIANA D.; CASARINI, DULCE E.; BRUM, PATRICIA C.; et al. Thyroid hormone interacts with the sympathetic nervous system to modulate bone mass and structure in young adult mice. AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY-ENDOCRINOLOGY AND METABOLISM, v. 307, n. 4, p. E408-E418, . (10/50068-2, 10/04911-0, 05/59557-8, 09/52485-2, 13/02247-3, 12/11858-3, 10/06409-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Marília Bianca Cruz Grecco. Avaliação do efeito do hormônio tireodiano na estrutura e fisiologia óssea de camundongos com inativação do gene do adrenoceptor  α2C.. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.