Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações emergentes avaliadas em testes de transferência de função em pombos

Processo: 10/07872-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Paula Debert
Beneficiário:Heloísa Cursi Campos
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, AP.TEM
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Análise experimental do comportamento   Transferência de função   Pombos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:equivalência de estímulos | Estímulos Compostos | no-go | Pombos | Procedimento go | transferência de função | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

A demonstração de emergência de relações não diretamente ensinadas e a formação de classes de estímulos equivalentes empregando o procedimento matching-to-sample tem encontrado maiores dificuldades em estudos com não-humanos do que com humanos. Um estudo com o procedimento go/no-go com estímulos compostos com pombos sugere a emergência de simetria, mas não transitividade e equivalência, o que permitiria questionar se esse procedimento produziria relações condicionais emergentes em não-humanos. O presente estudo pretende avaliar se o procedimento go/no-go com estímulos compostos permitiria a transferência de função para estímulos da mesma suposta classe de equivalência. Seis pombos serão submetidos a um treino (AB e BC) de discriminação sucessiva, no qual bicar durante a apresentação dos compostos A1B1, A2B2, B1C1 e B2C2 será consequenciado com alimento e não bicar nos compostos A1B2, A2B1, B1C2 e B2C1 não produzirá consequência programada. Na fase posterior, os sujeitos serão ensinados a responder em DRL 3s (R1) na presença do elemento A1 e a responder em FR 20 (R2) na presença do elemento A2. No teste, serão apresentados os elementos A1, B1, C1, A2, B2 e C2. Caso os sujeitos emitam R1 exclusivamente na presença de A1, B1 e C1 e R2 exclusivamente na presença de A2, B2 e C2, poderia ser afirmado que foram formadas duas classes de estímulos equivalentes: Classe 1 (A1, B1 e C1) e Classe 2 (A2, B2 e C2), uma vez que a emissão de R1 e R2 na presença dos estímulos nos quais essas respostas não foram ensinadas somente poderia ser explicada por meio da formação de classes de estímulos equivalentes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOS, Heloísa Cursi. Relações emergentes avaliadas em testes de transferência de função em pombos. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.