Busca avançada
Ano de início
Entree

"Às vezes nem é preguiça e sim falta de conhecimento...": o processo de gramaticalização da dúvida e abordagem pedagógica

Processo: 10/07652-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Maria Célia Pereira Lima Hernandes
Beneficiário:Elaine Cristina Silva Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Advérbio   Gramaticalização   Tempos verbais

Resumo

A evolução dos estudos e pesquisa sobre a língua e a linguagem no Brasil, assim como dos estudos especificamente vinculados ao processo de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa como língua materna provocaram, nos últimos anos, a reflexão e o debate acerca da necessária revisão dos objetos de ensino em sala de aula e consequentemente dos materiais didático-pedagógicos. É necessário considerar que a variação e a mudança linguísticas como fatos intrínsecos aos processos sociais de uso da língua deveriam contribuir para que a escola entendesse as dificuldades dos alunos e pudesse atuar mais pontualmente para que eles viessem a compreender quando e onde determinados usos têm ou não legitimidade e pudessem, tendo alcançado essa consciência social e linguística, atuar de forma também mais consciente nas interações de que participam, sejam elas vinculadas às práticas orais sejam elas vinculadas às práticas escritas de interação. Uma das formas de atuação consciente para uma abordagem pedagógica pode ser contribuição da gramaticalização de intenções, tal como propomos neste projeto, com o estudo da gramaticalização da dúvida a partir da categoria cognitiva de tempo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Elaine Cristina Silva. \"Às vezes nem é preguiça e sim falta de conhecimento...\": o processo de gramaticalização da dúvida e a abordagem pedagógica. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.