Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos visando a síntese de Fenantroindolizidinas

Processo: 11/15903-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Bender Burtoloso
Beneficiário:Ariane Fernandes Bertonha
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/04170-7 - Desenvolvimento de novas metodologias sintéticas em química orgânica e suas aplicações na síntese de produtos naturais: síntese do potente Tripanossomicida(+)-Komaroviquinona e dos cardiotônicos pumiliotoxinas e homopumiliotoxinas, AP.JP
Assunto(s):Síntese orgânica

Resumo

A estratégia proposta visa a utilização de clorocetonas para a síntese de indolizidinas, especificamente de fenantroindolizidinas. Esta proposta se constitui em uma abordagem inédita, permitindo não só a síntese de fenantroindolizidinas como também de outros alcalóides indolizidínicos. Neste projeto o alcaloide fenantroindolizidino antofina foi selecionado como alvo sintético, tendo em vistas suas interessantes atividades anti-câncer.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BURTOLOSO, ANTONIO C. B.; BERTONHA, ARIANE F.; ROSSET, ISAC G. Synthesis of Alkaloids: Recent Advances in the Synthesis of Phenanthroindolizidine Alkaloids. CURRENT TOPICS IN MEDICINAL CHEMISTRY, v. 14, n. 2, p. 191-199, JAN 2014. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTONHA, Ariane Fernandes. Construção do esqueleto 6-aril indolizidínico a partir de α-clorocetonas derivadas da (S)-prolina: síntese da (S)-desoxiipalbidina. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.