Busca avançada
Ano de início
Entree

Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: estado da arte no ensino de química

Processo: 12/08004-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Luciane Fernandes de Goes Bazetti
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:conhecimento de professores | conhecimento pedagógico do conteúdo | formação de professores | Ensino de Química

Resumo

O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), desde seu inicio como conhecimento especifico para o professor, tem sido pesquisado amplamente. Após mais de vinte e cinco anos de sua existência, ainda há controvérsias sobre suas concepções e muitos modelos foram propostos ao longo dos anos. Baseando-se na ampla literatura existente, esse projeto busca elucidar a natureza desse conhecimento, de seus componentes e de seu processo de desenvolvimento através de uma investigação mais teórica. Procura-se esclarecer como o potencial oferecido pelo PCK pode ser utilizado para desenvolver a formação de professores. Pretende-se analisar os vários modelos propostos por diversos pesquisadores e compará-los nas distintas áreas da ciência. Será feita uma revisão da literatura em busca de trabalhos que relatem o ponto de vista teórico do PCK, estudos sobre a investigação do PCK em professores em formação, novatos e experientes, e estudos sobre mudanças no PCK durante o desenvolvimento profissional de professores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BAZETTI, Luciane Fernandes de Goes. Conhecimento pedagógico do conteúdo: estado da arte no campo da educação e no ensino de química. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.