Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação microbiológica de carcaças congeladas de peru adquiridas no comércio varejista

Processo: 12/11057-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Oswaldo Durival Rossi Junior
Beneficiário:Higor Oliveira Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Anti-infecciosos   Staphylococcus aureus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antimicrobianos | coliformes termotolerantes | Salmonella sp | Staphylococcus aureus | Microbiologia dos alimentos

Resumo

O Brasil é o terceiro produtor e segundo exportador mundial de carne de peru. Garantir a inocuidade dos produtos oriundos da produção avícola é um grande desafio, por conta da própria tecnologia de abate, que submete a carne a inúmeras possibilidades de contaminação microbiana. Os produtos cárneos são ótimos substratos para vários micro-organismos, podendo estar envolvidos na disseminação de patógenos causadores de enfermidades ao homem, como Escherichia coli, e Salmonella spp. Um recurso utilizado para avaliar a qualidade microbiológica da carne, é a pesquisa de micro-organismos indicadores, por demonstrar as condições higiênico-sanitárias durante a produção, o processamento e o armazenamento. Com o objetivo de avaliar as condições higiênicas e sanitárias de carcaças congeladas de perus adquiridas no comércio varejista, serão colhidas 60 carcaças, as quais serão submetidas à quantificação de micro-organimos heterotróficos mesófilos, psicrotróficos, Staphylococcus spp., Staphylococcus coagulase positivo e Staphylococcus aureus, à determinação do número mais provável de coliformes totais, coliformes fecais e Escherichia coli e também à pesquisa e tipificação de bactérias do gênero Salmonella, bem como identificar, in vitro, os antimicrobianos mais eficazes contra as culturas possivelmente. As amostras serão colhidas em sua embalagem original e levadas ao Laboratório de Análise de Alimentos de Origem Animal e Água, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Estadual Paulista - Campus de Jaboticabal. O presente estudo contribui com a pesquisa nacional que é escassa em relação ao assunto e estimula novas pesquisas neste ramo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, HIGOR OLIVEIRA; CENTOLA VIDAL, ANA MARIA; ROSSI JUNIOR, OSWALDO DURIVAL. Pathogenic bacteria in turkey meat: A review. BRAZILIAN JOURNAL OF HYGIENE AND ANIMAL SANITY, v. 11, n. 3, p. 338-353, . (12/11057-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Higor Oliveira. Avaliação microbiológica de carcaças congeladas de perus adquiridas no comércio varejista. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.