Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do risco ecogenotoxicológico da utilização de corantes têxteis

Processo: 13/09317-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Danielle Palma de Oliveira
Beneficiário:Otávio Pelegrino Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/10449-7 - Avaliação da ocorrência, toxicidade/genotoxicidade e processos para degradação de corantes em efluentes e águas superficiais, AP.TEM
Assunto(s):Avaliação de risco   Efluentes   Genotoxicidade   Toxicologia ambiental   Testes de mutagenicidade   Corantes

Resumo

Os corantes são responsáveis pela movimentação de bilhões de dólares americanos a cada ano por meio da produção de milhões de toneladas, gerando uma grande preocupação do ponto de vista ambiental e da saúde da população exposta, já que estima-se em 15 % a perda da produção mundial de corantes para o ambiente aquático durante a síntese, processamento ou aplicação desses. Estudos publicados relatam atividades mutagênica e genotóxica em amostras contendo corantes e pigmentos provindas de efluentes de curtume e águas superficiais relacionadas, porém sem identificar exatamente os compostos químicos responsáveis por estas atividades. O presente estudo visa avaliar a ocorrência e toxicidade de corantes em efluentes de curtume e águas superficiais relacionadas, a fim de obter subsídios para melhor entender os seus mecanismos de ação tóxica ao material genético bem como de seus processos de transporte ambiental. Para isso serão realizados diversos ensaios de toxicologia genética, dentre os quais os ensaios de mutagenicidade com Salmonella e teste do cometa em HepG2 e fibloblastos de pele humana. A ocorrência de corantes em amostras ambientais será determinada por LC/MS em colaboração com o Instituto de Química da UNESP de Araraquara. Com os resultados do presente projeto será possível a realização da avaliação preliminar do risco do lançamento destes compostos no ambiente aquático.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, OTAVIO PELEGRINO; CESILA, CIBELE APARECIDA; CHRISTOVAM, ELISA MARIA; DE MORAES BARROS, SILVIA BERLANGA; BOLDRIN ZANONI, MARIA VALNICE; DE OLIVEIRA, DANIELLE PALMA. Ecotoxicological risk assessment of the ``Acid Black 210{''} dye. Toxicology, v. 376, n. SI, p. 113-119, FEB 1 2017. Citações Web of Science: 14.
ROCHA, OTAVIO PELEGRINO; DE OLIVEIRA, DANIELLE PALMA. Investigation of a Brazilian tannery effluent by means of zebra fish (Danio rerio) embryo acute toxicity (FET) test. JOURNAL OF TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL HEALTH-PART A-CURRENT ISSUES, v. 80, n. 19-21, SI, p. 1078-1085, 2017. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Otávio Pelegrino. Avaliação do risco ecogenotoxicológico da utilização de corantes têxteis. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.