Busca avançada
Ano de início
Entree

Propagação de informação em redes multicamadas

Processo: 16/24555-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Francisco Aparecido Rodrigues
Beneficiário:Paulo Cesar Ventura da Silva
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):19/11183-5 - Dinâmica simples e acoplada em populações multiplex, BE.EP.DR
Assunto(s):Mecânica estatística   Redes complexas   Modelos epidemiológicos

Resumo

Redes complexas são uma ferramenta essencial na modelagem de processos de propagação na sociedade, como epidemias e rumores. O estudo de tais processos permite a previsão da propagação de doenças em casos reais, bem como o desenvolvimento de estratégias eficientes de imunização. Contudo, a maioria dos modelos em redes não considera a diversidade das interações entre os indivíduos, nem a influência do conhecimento sobre a doença em sua propagação. Tais aspectos só podem ser modelados com o formalismo de redes multicamadas, que tem atraído grande atenção nos últimos anos. O presente projeto propõe o estudo de processos de propagação em redes multicamadas. Será analisada a influência da estrutura da rede no processo de propagação, considerando-se diversidades nas rotas de transmissão, nos tipos de contato social e nas susceptibilidades de infecção em cada indivíduo. Finalmente, será estudado o acoplamento entre a propagação de epidemias e rumores, no qual a informação sobre a epidemia pode impactar em sua propagação. Tal estudo permite o planejamento de campanhas eficientes de imunização e informação, que levem em conta a estrutura multicamada das interações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENTURA DA SILVA, PAULO CESAR; VELASQUEZ-ROJAS, FATIMA; CONNAUGHTON, COLM; VAZQUEZ, FEDERICO; MORENO, YAMIR; RODRIGUES, FRANCISCO A. Epidemic spreading with awareness and different timescales in multiplex networks. Physical Review E, v. 100, n. 3 SEP 24 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.