Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da expressão forçada dos genes GM-CSF e M-CSF no músculo esquelético isquêmico

Processo: 17/17588-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Sang Won Han
Beneficiário:Yuan-Chi Teng
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/20206-8 - Modulação de monócitos, macrófagos e pericitos pelos genes dos fatores estimuladores de colônia para tratamento de isquemia de membros em modelo murino, AP.TEM
Assunto(s):Terapia genética   Angiogênese

Resumo

O projeto temático proposto visa estudar o efeito dos CSFs na modulação de macrófagos, monocitos e pericitos, pois nós e outros grupos tem visto que os CSFs tem atividade de formar novos vasos e remodelar os vasos colaterais sanguíneos. Além disso, nós verificamos as atividades anti-fibrótica e pró- miogênica, o que não é consenso com outros grupos. Assim, torna-se extremamente importante analisar a alteração do padrão de expressão de genes que contribuem para angiogênese, fibrogênese e miogênese após transfecção dos genes de CSFs durante vários tempos pós-isquemia e pós-transfecção de CSFs. Além disso, o efeito da superexpressão dos CSFs nos pericitos é desconhecido. Hoje estas células são consideradas células-tronco mesenquimais que tem capacidade de diferenciação em vários tipos celulares e, portanto, são muito importantes para reparação tecidual. Na base destas observações, o pós-doutorando trabalhará para responder os seguintes objetivos: 1) Analisar os principais genes relacionados a angiogênese, miogênese e fibrogênese por RT-qPCR apos transfecção do GM-CSF ou M-CSF no músculo esquelético isquêmico e normóxico. 2) Estudar efeitos dos genes GM-CSF e M-CSF na ativação e diferenciação dos pericitos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TENG, YUAN-CHI; PORFIRIO-SOUSA, ALFREDO LEONARDO; RIBEIRO, GIULIA MAGRI; AREND, MARCELA CORSO; MEIRELLES, LINDOLFO DA SILVA; CHEN, ELIZABETH SUCHI; ROSA, DANIELA SANTORO; HAN, SANG WON. Analyses of the pericyte transcriptome in ischemic skeletal muscles. STEM CELL RESEARCH & THERAPY, v. 12, n. 1 MAR 16 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.