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Sincronização isócrona com atraso de propagação e controle de veículos autônomos em deslocamento de formação

Processo: 17/24224-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Elbert Einstein Nehrer Macau
Beneficiário:Vander Luis de Souza Freitas
Supervisor no Exterior: Jurgen Kurths
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Humboldt University, Alemanha  
Vinculado à bolsa:17/04552-9 - Sincronização e controle de rede de osciladores caóticos e aplicações ao controle de veículos autônomos móveis em deslocamento de formação, BP.DR
Assunto(s):Sincronização   Osciladores   Redes complexas

Resumo

A emergência de sincronização em uma rede complexa de osciladores de fase é um tema de grande interesse na pesquisa multidisciplinar. Uma aplicação desta teoria se refere a sistemas de múltiplos agentes autônomos, como veículos terrestres, veículos aéreos não tripulados, constelações de satélites, etc., que interagem entre si com o objetivo de realizar tarefas de forma colaborativa. Os agentes autônomos são projetados aqui como sistemas de osciladores acoplados, cujos estados síncronos podem ser associados a possíveis formações de grupo. Neste cenário, considera-se interações com atraso, o qual pode ser ocasionado devido às longas distâncias entre os agentes, ou por limitações presentes em seus canais de comunicação. O objetivo deste projeto é desenvolver estratégias específicas para controle de grupo e sincronização, levando em conta os efeitos do acoplamento com atraso. Este projeto é parte do Projeto Fapesp de Doutorado no País, número 2017/04552-9. Para atingir os objetivos supracitados, contamos com a experiência dos pesquisadores da instituição a ser visitada, a qual é nossa parceira no Projeto Temático 2015/50122-0.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREITAS, VANDER L. S.; MACAU, ELBERT E. N. Collision Avoidance Mechanism for Symmetric Circular Formations of Unitary Mass Autonomous Vehicles at Constant Speed. MATHEMATICAL PROBLEMS IN ENGINEERING, 2018. Citações Web of Science: 0.

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