Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do hormônio do crescimento sobre os neurônios POMC, colinérgicos e do núcleo paraventricular do hipotálamo: implicações no controle do metabolismo energético e glicêmico

Processo: 17/25281-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Jose Donato Junior
Beneficiário:Paula Gabriele Fernandes Quaresma Bergonsi
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/02983-2 - Ação do hormônio do crescimento no sistema nervoso: relevância para as funções neurais e na doença, AP.TEM
Assunto(s):Hipotálamo   Neurofisiologia   Leptina   Obesidade

Resumo

O hormônio do crescimento (GH) é um hormônio hipofisário classicamente responsável pela promoção do crescimento somático e tecidual e sua secreção é regulada por diferentes fatores, entre eles estão sinais nutricionais e metabólicos. O GH exerce seus efeitos através da sinalização iniciada pelo seu receptor, GHR, culminando na fosforilação de STAT5 que age como fator de transcrição regulando a expressão de genes alvo. Estudos descrevem o possível papel do GH para o controle da composição corporal, ingestão alimentar, sensibilidade à insulina e tolerância à glicose. Adicionalmente, um estudo publicado pelo nosso grupo (Furigo et al., 2017) demonstrou que áreas hipotalâmicas críticas no controle metabólico são responsivas ao estímulo agudo com GH, porém não é descrita a função do GH nessas regiões. Sendo assim, a hipótese deste projeto é de que a ação do GH em determinadas populações neuronais seja crucial na homeostase energética e glicêmica, bem como nas respostas a determinadas condições de estresse fisiológico, na qual o GH é amplamente secretado. Portanto, nosso objetivo é avaliar os efeitos da inativação neurônio-específica do GHR em populações neuronais que regulam o metabolismo energético e glicêmico. Para tanto, utilizaremos modelos animais do sistema Cre-lox para a ablação do GHR em neurônios POMC, em neurônios colinérgicos (incluindo aqueles que regulam o sistema nervoso parassimpático) e do núcleo paraventricular do hipotálamo. Serão avaliados parâmetros do metabolismo energético e glicêmico, e também a capacidade de resposta a situações de hipoglicemia e restrição alimentar. Este trabalho poderá incluir o GH como um importante fator que regula o metabolismo, por meio de sua ação em populações neuronais conhecidamente relacionadas com o controle metabólico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUARESMA, PAULA G. F.; TEIXEIRA, PRYSCILA D. S.; FURIGO, ISADORA C.; WASINSKI, FREDERICK; COUTO, GISELE C.; FRAZAO, RENATA; LIST, EDWARD O.; KOPCHICK, JOHN J.; DONATO JR, JOSE. Growth hormone/STAT5 signaling in proopiomelanocortin neurons regulates glucoprivic hyperphagia. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 498, DEC 1 2019. Citações Web of Science: 0.
FURIGO, ISADORA C.; SUZUKI, MIRIAM F.; OLIVEIRA, JOAO E.; RAMOS-LOBO, ANGELA M.; TEIXEIRA, PRYSCILA D. S.; PEDROSO, JOAO A.; DE ALENCAR, AMANDA; ZAMPIERI, THAIS T.; BUONFIGLIO, DANIELLA C.; QUARESMA, PAULA G. F.; PRADA, PATRICIA O.; BARTOLINI, PAOLO; SOARES, CARLOS R. J.; DONATO, JR., JOSE. Suppression of Prolactin Secretion Partially Explains the Antidiabetic Effect of Bromocriptine in ob/ob Mice. Endocrinology, v. 160, n. 1, p. 193-204, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.