Busca avançada
Ano de início
Entree

Alfabetização de crianças com autismo: uma abordagem tecnológica gamificada

Processo: 18/09430-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Seiji Isotani
Beneficiário:Laiza Ribeiro Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/23353-0 - Uso da gamificação e DTT para melhoria do engajamento de crianças com autismo em nível de alfabetização, BE.EP.MS
Assunto(s):Alfabetização   Informática na educação   Transtorno do espectro autista   Crianças autistas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Tecnológica | Alfabetização | autismo | gamificação | Informática na Educação

Resumo

O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento, classificado em três níveis distintos de gravidade (leve, moderado e severo). Pessoas com autismo possuem déficits como dificuldade na comunicação e interação social, além de padrões de comportamento restritos e repetitivos. É possível observar que várias competências acadêmicas podem ser prejudicadas por tais comportamentos. Nesta proposta, deu-se destaque a alfabetização como uma das competências comprometidas em pessoas com esse diagnóstico, visto o importante papel que a mesma possui na vida do aluno como um todo. No que diz respeito a psicologia, intervenções são utilizadas para auxiliar, em diferentes contextos, indivíduos com diagnóstico de autismo. O Discrete Trial Training (DTT) é uma estratégia de intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e é cientificamente validada pelos resultados promissores quando aplicada para pessoas com diagnóstico de autismo. Do ponto de vista computacional, sabe-se que as crianças com autismo apresentam interesse e melhores resultados quando estão em contato com a tecnologia. Apesar deste benefício inerente da tecnologia, ainda é um desafio criar tecnologias educacionais adequadas com o propósito de auxiliar na alfabetização de crianças com autismo. Neste contexto, esta proposta de mestrado tem como objetivo desenvolver uma abordagem baseada na tecnologia, DTT e conceitos de gamificação. Fazendo a integração sistemática entre esses três elementos, espera-se que seja possível desenvolver um protótipo que tenha impacto positivo na motivação e na melhora da alfabetização.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, LAIZA RIBEIRO; DA SILVA, ALAN PEDRO; ELIAS, NASSIM CHAMEL; ISOTANI, SEIJI. Computational approaches for literacy of children with autism: a systematic mapping. INTERACTIVE LEARNING ENVIRONMENTS, . (18/23353-0, 18/09430-1)
SILVA, LAIZA RIBEIRO; DA SILVA, ALAN PEDRO; ELIAS, NASSIM CHAMEL; ISOTANI, SEIJI. Computational approaches for literacy of children with autism: a systematic mapping. INTERACTIVE LEARNING ENVIRONMENTS, v. 30, n. 10, p. 11-pg., . (18/09430-1, 18/23353-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Laiza Ribeiro. Uso da Gamificação e DTT para Melhorar a Aprendizagem e Aumentar o Engajamento de Crianças com Autismo no Contexto da Alfabetização. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

SISTEMA E PROCESSO DE INTERVENÇÃO DIGITAL A PARTIR DA GAMIFICAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM PORTADORES DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) BR 10 2021 012185 8 - Universidade de São Paulo (USP). . Laíza Ribeiro Silva; Seiji Isotani; Nassim Chamel Elias - 01 de janeiro de 2021

Aplicativo Adolescentes BR 51 2021001141-4 - Sociedade Campineira de Educação e Instrução ; Universidade Estadual de Campinas Unicamp . Letícia Mansano De Souza; Lília Freire Rodrigues De Souza Li; Ricardo Rodrigues Nunes; Sérgio Lourenço Polo Filho; Thaís Tawil - 01 de janeiro de 2021

DTTEC BR 51 2022 002882-4 - Fundação Universidade Federal de São Carlos (UFScar) ; Universidade de São Paulo (USP). . Nassim Chamel Elias; Laíza Ribeiro Silva; Seiji Isotani - 01 de janeiro de 2022

AGATO BR 51 2022 002884-0 - Fundação Universidade Federal de São Carlos (UFScar) ; Universidade de São Paulo (USP). . Nassim Chamel Elias; Laíza Ribeiro Silva; Seiji Isotani - 01 de janeiro de 2022

MEVI-DTT BR 51 2022002880-8 - Fundação Universidade Federal de São Carlos (UFScar) ; Universidade de São Paulo (USP). . Laíza Ribeiro Silva; Nassim Chamel Elias; Seiji Isotani - 01 de janeiro de 2022

MEVI-GA BR 51 2022002881-6 - Fundação Universidade Federal de São Carlos (UFScar) ; Universidade de São Paulo (USP). . Nassim Chamel Elias; Laíza Ribeiro Silva; Seiji Isotani - 01 de janeiro de 2022