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Gamificação aplicada ao procedimento de Matching-to-Sample

Processo: 21/09616-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 14 de outubro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Alceu Regaço dos Santos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/09657-4 - Efeitos da coerência no seguimento de regras de diferentes falantes: um estudo gamificado, BE.EP.DR
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Ludificação   Análise experimental do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:coleta online | equivalência de estímulos | gamificação | matching-to-sample | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

O Matching-to-Sample (MTS) é comumente utilizado para o ensino de relações em estudos sobre Equivalência de Estímulos. Embora estudos tenham investigado possíveis variações do procedimento, poucos deles tiveram como variável independente de estudo a forma como a tarefa é apresentada. Uma tendência recente em metodologias de ensino é a gamificação, com o objetivo de tornar os procedimentos mais atraentes aos participantes e facilitar a aprendizagem. Este estudo tem por objetivo avaliar os efeitos do uso de procedimentos gamificados na formação de classes de estímulos. Para tanto serão realizados dois experimentos. O Experimento 1 comparará os efeitos de procedimentos de ensino e teste que façam uso do MTS tradicional, do MTS com poucos elementos de gamificação e do jogo Miner Troubles, uma versão gamificada do MTS. Também será testada a adaptação dos procedimentos para coletas on-line. Participarão do experimento 60 estudantes universitários, e serão ensinadas as relações de três classes com três estímulos abstratos cada (A1B1C1, A2B2C2 e A3B3C3) utilizando o protocolo Simples-para-Complexo. Após os testes das relações emergentes, será aplicada uma escala de validação social sobre os procedimentos utilizados e será realizado um teste de manutenção das relações emergentes sete dias depois do treino. O Experimento 2 tem como objetivo comparar a eficácia do jogo Miner Troubles com um procedimento de MTS tradicional no ensino de leitura para quatro crianças com dificuldade nessa tarefa. Serão ensinadas as relações entre as palavras ditadas (A) e figuras (B; Treino AB) e entre palavras ditadas (A) e palavras escritas (C; Treino AC) utilizando o Miner Troubles ou o procedimento tradicional de MTS. Serão testadas as relações BD (onde "D" é a nomeação do participante); BC, CB e CD. Este experimento será feita utilizando-se um delineamento de sujeito único com sondas múltiplas.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REGACO, ALCEU; HARTE, COLIN; BARNES-HOLMES, DERMOT; LESLIE, JULIAN; DE ROSE, JULIO C.. Naming, Stimulus Equivalence and Relational Frame Theory: Stronger Together than Apart. PERSPECTIVES ON BEHAVIOR SCIENCE, v. N/A, p. 18-pg., . (21/09616-0, 14/50909-8, 23/09493-1, 19/24210-0, 23/09657-4)