Busca avançada
Ano de início
Entree

Raul Cavalcante Maranhao

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1973), Residência em Clínica Médica e Endocrinologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1975) e Doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (1981). Tem Pós-Doutorado pelo Biophysics Institute, Boston University Medical School (1982-1984) e foi Professor Visitante do Depto. de Genética Molecular daquela Universidade (1990). Tem Livre-Docência pela FCF-USP (1987), na área de Bioquímica Clínica. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e dirige o Laboratório de Metabolismo de Lípides do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos (INCT-FCx) do CNPq-MCTIC, sediado no Instituto de Física da USP. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas com o metabolismo de lipoproteínas e uso de nanopartículas para veiculação de fármacos para o tratamento de doenças degenerativas como o Câncer e doenças cardiovasculares. É um dos pioneiros mundiais na área de Nanotecnologia Médica, tendo demonstrado, pela primeira vez, a concentração de nanopartículas produzidas artificialmente em tumores de pacientes com Câncer (BJCBR 1992, Cancer Res 1994, U.S.Patent nº 08/388147). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Mensajeros poderosos 
Carteiros notáveis 
Fluxo livre 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 23/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Análise e Controle de Medicamentos Angiotomografia das coronárias Aquisição de equipamentos Arteriosclerose Aterosclerose Biologia molecular Bioquímica Caquexia Carcinoma 256 de Walker Cardiologia Carmustina Ciências Biológicas Ciências da Saúde Cinética química Cintilação em líquidos nobres Clínica Médica Colesterol Daunorrubicina Dislipidemias Doença arterial periférica Doença da artéria coronariana Doenças cardiovasculares Emulsões (formas farmacêuticas) Emulsões gordurosas intravenosas Emulsões Endotélio Equipamentos multiusuários Estudos randomizados Etoposídeo Farmácia Farmacocinética Farmacologia Bioquímica e Molecular Farmacologia Clínica Farmacologia Geral Farmacologia Fisiologia Fosfolipídeos HDL-Colesterol Hipercolesterolemia Infarto do miocárdio Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Inibidores de hidroximetilglutaril-CoA redutases Insuficiência cardíaca congestiva LDL-Colesterol Laboratórios Lipase lipoproteica Lipoproteínas LDL Lipoproteínas Macrófagos Mediadores da inflamação Medicina Metabolismo dos lipídeos Metabolismo e Bioenergética Metotrexato Microemulsão Mieloma múltiplo Modernização Nanoemulsão lipídica Nanoemulsão Nanopartículas Nanotecnologia Neoplasias Paclitaxel Projetos de infraestrutura Proteínas Proteólise Proteômica Quilomícrons Química de Macromoléculas Quimioterapia Quimioterápicos Reatividade cardiovascular Receptores de LDL Recursos para a pesquisa Remodelação ventricular Terapêutica médica Toxicidade Transplante de coração Tratamento do câncer
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - A pesquisa do câncer no Brasil - 1º Bloco


Publicado em 27 de junho de 2015 - SP Pesquisa - A pesquisa do câncer no Brasil - 1º Bloco. O programa São Paulo Pesquisa conta o que os cientistas já sabem sobre como o câncer aparece no nosso organismo. E aborda isso por meio de trabalhos desenvolvidos em laboratórios de pesquisa de São Paulo. O médico Roger Chammas, que coordena o Centro de Investigação translacional em oncologia do Instituto do Câncer, explica como a pesquisa caminha do paciente para o laboratório e retorna ao paciente em forma de tratamento. Mitzi Brentani e Aparecida Koike, também da USP, estudam o câncer de mama e querem saber por que a doença tem aparecido tão frequentemente em jovens. Raul Maranhão, do Instituto do Coração, investiga nanomedicamentos para o tratamento do câncer.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: