Busca avançada
Ano de início
Entree

Deisy das Graças de Souza

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Cursou graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1973), mestrado (1977) e doutorado (1981) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo, sob orientação de Carolina Bori. Realizou estágio de pós-doutorado na University of Maryland Baltimore County (1984-1985) e no E.K. Shriver Center for Mental Retardation (1999). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e membro do Conselho do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos. Membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia. Membro do Conselho Executivo e Fellow da Association for Behavior Analysis International (ABAI - 2020-2023) e membro do Board of Directors da Society for the Advancement of Behavior Analysis (2020-2023). Membro do corpo editorial de periódicos científicos nacionais e internacionais em psicologia e em análise do comportamento.Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Realiza investigações nas áreas de Psicologia e de Educação Especial, com interesse em aprendizagem relacional, comportamento simbólico, aquisição de leitura e escrita, análise e programação de condições de ensino, compreensão auditiva por usuários de implante coclear. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Un dulce aprendizaje 
Doce aprendizado 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 09/12/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Abelhas Abstração Água Ambiente virtual de aprendizagem Análise do comportamento Análise experimental do comportamento Aprendizagem animal Aprendizagem motora Aprendizagem relacional Aprendizagem Aquisição da linguagem Aquisição do conhecimento Avaliação da aprendizagem Biotério Cães Ciências Humanas Cognição Comportamento animal Comportamento cooperativo Comportamento de escolha Comportamento e mecanismos comportamentais Comportamento sexual Comportamento simbólico Comportamento verbal Computador no ensino Condicionamento (psicologia) Congressos Controle comportamental Controle do estímulo Cooperação Crianças Currículo Currículos e programas Deficiência auditiva Deficiência mental Delineamento experimental Desenho animado Desenvolvimento infantil Discriminação (psicologia) Discriminação do estímulo Discriminação visual Discriminação Educação de pessoas com deficiência auditiva Educação especial Ensino de língua portuguesa Ensino e aprendizagem Ensino Equivalência de estímulos Equivalência Escrita Esquemas de reforço Estímulo composto Eventos científicos e de divulgação Exclusão Formação de conceito Fotografias Habilidades para escrita Habilidades para leitura Habilidades sociais Implante da cóclea Infraestrutura Inteligibilidade da fala Intercâmbio de pesquisadores Jogos de computador Jogos eletrônicos Jogos Laboratórios Leitura e escrita Leitura Limiar auditivo Linguagem infantil Linguagem Luz visível Matching to sample Melipona quadrifasciata Métodos de ensino Modelos animais Motivação Palavra Pessoas com deficiência auditiva Pessoas com deficiência Política científica e tecnológica Pré-escolar Produção científica Proteômica Psicologia Experimental Psicologia Punição Ratos Razão Reabilitação auditiva Reabilitação de deficientes auditivos Recreação Reforço de intervalo variável Reforço de razão fixa Relação de equivalência Responder por exclusão Retardo mental Revisão sistemática Sílaba Símbolo Testes Transtorno autístico Transtornos de aprendizagem Traumatismos craniocerebrais Verbo
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: