Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de amido e sacarose no biofilme dental formado in situ sobre dentina radicular e no desenvolvimento de carie.

Processo: 04/00688-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Jaime Aparecido Cury
Beneficiário:Carolina Patrícia Aires Garbellini
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Sacarose   Cárie dentária   Placa bacteriana   Amido   Polissacarídeos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amido | Carie | Glicosiltransferase | Placa Dental | Polissacarideo | Sacarose

Resumo

Sacarose é o mais Carlogênico dos carboidratos, mas há evidência que sua Carlogenicidade aumenta na presença de amido, o qual por si só é considerado ser de baixa Carlogenicidade. Este aumento tem sido atribuído ao fato que estudo in vitro mostrou que além de haver aumento da síntese de polissacarídeo insolúvel (PI) na presença de amido+sacarose em relação à sacarose, o PI formado aumenta a aderência bacteriana à superfície de hidroxiapatita. Isto seria atribuído aos hidrolisados de amido, que funcionariam como núcleo de crescimento de um "novo" polissacarídeo, o qual aumentaria a Carlogenicidade do biofilme dental formado. Entretanto, não é conhecido se isto ocorreria in vivo, o que deveria ser avaliado pelo menos in situ. Também não é conhecido, em biofilme formado in vivo, o efeito de sacarose, amido e combinação na expressão gênica das enzimas responsáveis pela sintes de PI. Em acréscimo, amido por si só seria mais Carlogênico para dentina que para o esmalte e cárie radicular é a preocupação atual. Desta forma, o objetivo deste estudo será estudar in situ a composição microbiológica, inorgânica, bioquímica, e a expressão gênica das glicosiltransferases do biofilme dental formado na presença de sacarose e amido, e sua relação com o desenvolvimento da cárie dental, O estudo contemplará, respectivamente, a experiência do laboratório de Bioquímica Oral da FOP- UNICAMP com estudos in situ e a da Universidade de Rochester com técnicas de Biologia Molecular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AIRES, C. P.; CURY, A. A. DEL BEL; TENUTA, L. M. A.; KLEIN, M. I.; KOO, H.; DUARTE, S.; CURY, J. A.. Effect of Starch and Sucrose on Dental Biofilm Formation and on Root Dentine Demineralization. Caries Research, v. 42, n. 5, p. 380-386, . (05/04703-0, 04/00688-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARBELLINI, Carolina Patrícia Aires. Efeito in vitro e in situ do amido e sua combinação com sacarose na composição do biofilme e na desmineralização in situ da dentina radicular. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.