Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação de linhagens celulares humanas para crescimento em suspensão e meios de cultura livres de soro fetal bovino

Processo: 12/02109-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Kamilla Swiech Antonietto
Beneficiário:Rafael Tagé Biaggio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Processos biotecnológicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:células humanas | cultura em suspensão | Meio livre de soro | Processos Biotecnológicos

Resumo

A principal vantagem da utilização de células de mamíferos como sistema de expressão reside no fato destas células serem capazes de realizar modificações pós traducionais bem como o enovelamento de proteínas de uma maneira autêntica, gerando uma proteína com correta qualidade terapêutica. Apesar disso, uma das principais limitações da utilização desta tecnologia, em comparação com os sistemas microbianos, é o alto custo de produção em função, por exemplo, dos baixos níveis de expressão e da necessidade de meios de cultura complexos e de custo elevado. Portanto, para se ter um processo de produção viável economicamente alguns pontos devem ser criteriosamente analisados na escolha do sistema de produção. Em função disso, a indústria, ao invés de ficar restrita aos sistemas de produção existentes e já consolidados tem buscado novas plataformas de produção. Linhagens celulares humanas têm despertado muito interesse pelo fato de serem capazes de produzir proteínas glicosiladas de maneira mais similar às proteínas nativas humanas. No entanto, em função da aplicação recente, ainda não foram apropriadamente caracterizadas do ponto de vista de uma futura aplicação comercial. Frente ao exposto, o objetivo principal deste projeto é estabelecer culturas livres de SFB e em suspensão para as linhagens celulares humanas HKB-11, SK-HEP-1 e HepG2. Para isso será avaliado tanto os meios de cultivos isentos de SFB comerciais, quanto à possibilidade de desenvolvimento de meios proprietários. Estudos preliminares realizados com as 3 linhagens já identificaram possíveis meios de cultura comerciais, sendo que os melhores resultados em termos de estabelecimento de uma cultura livre de SFB e em suspensão foram obtidos com a linhagem HKB-11.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PICANCO-CASTRO, VIRGINIA; BIAGGIO, RAFAEL TAGE; COVA, DIMAS TADEU; SWIECH, KAMILLA. Production of Recombinant Therapeutic Proteins in Human Cells: Current Achievements and Future Perspectives. PROTEIN AND PEPTIDE LETTERS, v. 20, n. 12, SI, p. 1373-1381, . (12/04629-8, 12/02109-7)
BIAGGIO, RAFAEL TAGE; ABREU-NETO, MARIO SOARES; COVAS, DIMAS TADEU; SWIECH, KAMILLA. Serum-free suspension culturing of human cells: adaptation, growth, and cryopreservation. Bioprocess and Biosystems Engineering, v. 38, n. 8, p. 1495-1507, . (12/04629-8, 12/02109-7)
PICANCO-CASTRO, VIRGINIA; BIAGGIO, RAFAEL TAGE; COVA, DIMAS TADEU; SWIECH, KAMILLA. Production of Recombinant Therapeutic Proteins in Human Cells: Current Achievements and Future Perspectives. PROTEIN AND PEPTIDE LETTERS, v. 20, n. 12, p. 9-pg., . (12/02109-7, 12/04629-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIAGGIO, Rafael Tagé. Adaptção de linhagens celulares humanas para crescimento em suspensão e meios de cultura livres de soro fetal bovino. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.