Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação e aperfeiçoamento do modelo do estresse leve crônico e imprevisível (UCMS) para teste de antidepressivos

Processo: 15/08098-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Cristoforo Scavone
Beneficiário:Adriana de Toledo Ramos
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antidepressivos   Mapeamento encefálico   Psicobiologia   Estresse crônico   Anedonia   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anedonia | Antidepressivos | estresse | Mapeamento Cerebral | modelos animais | Nado Forçado | Psicobiologia

Resumo

A depressão é um distúrbio psiquiátrico incapacitante e de difícil tratamento, tornando o desenvolvimento de novos agentes terapêuticos uma prioridade para a grande indústria farmacêutica e para a química farmacêutica acadêmica. Recentemente estudamos os efeitos antidepressivos de novas entidades moleculares com propriedades bloqueadoras de receptores CRHR1 e V1b desenvolvidas pela Sanofi-Aventis e Pfizer, constatando que o emprego simultâneo destas acarreta um bloqueio completo da resposta hormonal ao estresse, mas não incrementa suas propriedades antidepressivas, dissociando os efeitos endócrinos dos psiquiátricos. Ainda, estas drogas falharam nos testes clínicos de fase II expondo a fragilidade dos ensaios pré-clínicos em predizer o efeito clinico das drogas. Em vista da crescente insatisfação com os modelos animais usuais, neste projeto procederemos a uma investigação sobre o modelo da anedonia causada por estresse moderado crônico. Segundo este modelo, o estresse leva a anedonia, medida pela ingestão preferencial de sacarose, em ratos, que é revertida pela administração de antidepressivos. A literatura reporta certa irregularidade quanto aos sucesso no desenvolvimento da anedonia que nós propomos estar relacionada aos tipos de estresses empregados para sua indução, sendo estes de natureza física ou processiva de modo indiscriminado. Pretendemos investigar especificamente se estes dois tipos de estresses causam anedonia de modo diferente. Esta definição pode levar a propositura de um modelo mais seguro para a avaliação do potencial antidepressivo de novas drogas, representando enorme economia e eficiência no desenvolvimento de novos fármacos. Ainda, propomos aqui o mapeamento da ativação de circuitos cerebrais envolvidos na anedonia em ratos, por meio de mapeamentos cerebrais do consumo de deoxi-glucose marcada e atividade da citocromo oxidase (dois marcadores de ativação cerebral) em auto-radiografia e IHQ avaliados por densitometria óptica computadorizada. A comparação com mapeamentos análogos em pacientes deprimidos obtidos por PET funcional pode oferecer pistas para uma compreensão melhor das bases neuronais desta doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAVELLI, KATHERINE GARCIA; RAMOS, ADRIANA DE TOLEDO; GONCALVES, LUANA BARACHO; MAGNOLI, FABIO CARLOS; PAOLO TRONCONE, LANFRANCO RANIERI. Phoneutria nigriventer spider toxin Tx2-6 induces priapism in mice even after cavernosal denervation. Toxicon, v. 130, p. 29-34, . (02/04545-7, 15/08098-5)
RAMOS, ADRIANA T.; TUFIK, SERGIO; TRONCONE, LANFRANCO R. P.. Control of Stress-Induced ACTH Secretion by Vasopressin and CRH: Additional Evidence. NEUROPSYCHOBIOLOGY, v. 73, n. 3, p. 184-190, . (15/08098-5, 98/14303-3, 13/18897-7, 04/12871-7)