Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise musical e fenômenos perceptivos: estudo assistido por modelos psicoacústicos e computacionais

Processo: 19/09734-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Micael Antunes da Silva
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/11880-8 - Descritores psicoacústicos com suporte computacional para a análise da música de massas sonoras, BE.EP.DR
Assunto(s):Análise musical   Psicoacústica   Música contemporânea   Modelagem computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Musical | cognição musical | Descritores de Áudio | Música Contemporânea | Psicoacústica | Análise musical assistida por modelos computacionais

Resumo

O presente projeto de pesquisa de doutorado tem como foco a análise musical a partir de descritores de áudio baseados em modelos psicoacústicos. Essa abordagem se justifica neste contexto, pois se propõe a estudar compositores que cultivaram uma aproximação com fenômenos perceptivos em seu discurso musical, como no caso de Karlheinz Stockhausen e suas concepções de Pontos, Grupos e Massas; György Ligeti e sua ideia de Timbre em Movimento, e de Iannis Xenakis e sua técnica de Música estocástica. Focamos as questões deste projeto a partir de uma descrição do contexto histórico dos compositores e dos motivadores do seu discurso musical, a partir da prática do serialismo e da experiência com a música eletrônica. A nossa hipótese analítica é que a interação de métodos composicionais das décadas 50 e 60 com essas questões, levam a uma interação criativa com o fenômeno psicoacústico. Exporemos nossa metodologia em três fases. Primeiramente realizaremos uma revisão da bibliografia, na qual focaremos nos escritos dos compositores aqui estudados, bem como no levantamento do estado da arte da área de psicoacústica e modelos computacionais analíticos. Em segundo, executaremos uma fase exploratória, mediada pelos descritores de áudio, na qual, a partir dos levantamentos musicológicos e das ferramentas computacionais, desenvolveremos uma metodologia de descrição das obras que dialoga com o contexto musical estudado. Por fim, executaremos uma fase de análise musical, na qual a metodologia de descrição gerada na segunda fase será aplicada em obras musicais e contextualizadas a partir da particularidade de cada compositor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSETTI, DANILO; ANTUNES, MICAEL; MANZOLLI, JONATAS. Compositional Procedures in Electronic Music and the Emergence of Time Continuum. ORGANISED SOUND, v. 25, n. 2, SI, p. 156-167, . (19/09734-3, 16/23433-8)
ROSSETTI, DANILO; ANTUNES, MICAEL; MANZOLLI, JONATAS. Musical Analysis of Sound Feature Emergences Using Acoustic and Psychoacoustic Descriptors br. Música Hodie, v. 22, p. 36-pg., . (16/23433-8, 19/09734-3)
ROSSETTI, DANILO; ANTUNES, MICAEL; MANZOLLI, JONATAS. Compositional Procedures in Electronic Music and the Emergence of Time Continuum. ORGANISED SOUND, v. 25, n. 2, p. 12-pg., . (16/23433-8, 19/09734-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Micael Antunes da. Explorando texturas sonoras: análise e composição com suporte de descritores de áudio e modelos computacionais. 2024. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.