A formação de indústrias culturais latino-americanas: cenários da reinvenção conti...
A Fealdade do belo: a "dialética do feio" em Theodor W. Adorno
Diagnóstico do tempo presente, autonomia da arte e dominação no pensamento sócio-e...
Texto completo | |
Autor(es): |
RAQUEL PATRIOTA DA SILVA
[1]
Número total de Autores: 1
|
Afiliação do(s) autor(es): | [1] Federal University of Rio Grande do Norte - Brasil
Número total de Afiliações: 1
|
Tipo de documento: | Artigo Científico |
Fonte: | Novos Estudos - CEBRAP; v. 41, n. 2, p. 353-369, 2022-08-29. |
Resumo | |
RESUMO Este artigo parte de um movimento de revisão da obra tardia de Adorno, em especial de suas considerações sobre o cinema, publicadas nos anos 1960. A hipótese é a de que o cinema adquire relevância na obra tardia de Adorno não só pela mudança na posição do autor quanto a esse meio, mas também em virtude de uma transformação em sua posição estética, abrangendo uma visão distinta sobre as práticas da arte moderna e as relações entre os gêneros artísticos. (AU) | |
Processo FAPESP: | 16/00472-8 - Theodor Adorno e a construção do modernismo artístico |
Beneficiário: | Raquel Patriota da Silva |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |