Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O cinema e as artes: reavaliando a obra tardia de Theodor Adorno

Texto completo
Autor(es):
RAQUEL PATRIOTA DA SILVA [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Federal University of Rio Grande do Norte - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Novos Estudos - CEBRAP; v. 41, n. 2, p. 353-369, 2022-08-29.
Resumo

RESUMO Este artigo parte de um movimento de revisão da obra tardia de Adorno, em especial de suas considerações sobre o cinema, publicadas nos anos 1960. A hipótese é a de que o cinema adquire relevância na obra tardia de Adorno não só pela mudança na posição do autor quanto a esse meio, mas também em virtude de uma transformação em sua posição estética, abrangendo uma visão distinta sobre as práticas da arte moderna e as relações entre os gêneros artísticos. (AU)

Processo FAPESP: 16/00472-8 - Theodor Adorno e a construção do modernismo artístico
Beneficiário:Raquel Patriota da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado