Advanced search
Start date
Betweenand

Antifungal properties of a denture base resin modified with silver nanoparticles.

Grant number:08/11700-5
Support Opportunities:Regular Research Grants
Start date: April 01, 2009
End date: March 31, 2011
Field of knowledge:Health Sciences - Dentistry - Dental Materials
Principal Investigator:Ana Lucia Machado
Grantee:Ana Lucia Machado
Host Institution: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brazil
City of the host institution:Araraquara

Abstract

A adesão de microrganismos presentes na cavidade bucal, entre os quais a Candida albicans, na superfície das próteses removíveis pode resultar em alterações patológicas na mucosa de revestimento, sendo a mais comumente observada a estomatite induzida por prótese. O tratamento dessa patologia pode incluir a higienização e imersão das próteses em solução desinfetantes ou a irradiação por microondas, com o objetivo de remover ou inativar os microrganismos após a colonização das próteses. Entretanto, considerando-se que a adesão desses microrganismos na superfície da resina acrílica constitui o pré-requisito para sua colonização e, conseqüentemente, a ocorrência da estomatite induzida por prótese, o desenvolvimento de métodos que possam minimizar ou prevenir a adesão da Candida albicans sobre a parte interna das próteses poderia trazer avanço significativo na prevenção dessa patologia. Uma alternativa terapêutica seria a incorporação de agentes antimicrobianos nos materiais utilizados na confecção das bases das próteses. Dentre esses agentes, as nanopartículas de prata (AgNPs), por apresentarem efetividade antimicrobiana e baixa citotoxidade em células de mamíferos, têm sido um dos nanomateriais mais comumente utilizados na área médica. Dentro desse contexto, o objetivo do presente trabalho será avaliar o efeito de AgNPs na aderência de Candida albicans em uma resina para base de prótese, em função de diferentes concentrações de nanopartículas e períodos de armazenamento em saliva artificial estéril. Para isso, corpos-de-prova (13,8 mm de diâmetro e 2 mm de espessura) serão confeccionados utilizando-se a resina sem modificação (C0), ou com a incorporação de AgNPs em 5 concentrações (C1, C2, C3, C4 e C5). Esses corpos-de-prova serão divididos aleatoriamente em 4 grupos (n=108), de acordo com os períodos de armazenamento em saliva artificial estéril a 37ºC: G1 - 48 horas; G2 - 7 dias; G3 - 3 meses e G4 - 6 meses. A adesão da Candida albicans sobre a resina para base de prótese será medida através do ensaio XTT e técnica de coloração Cristal Violeta. Os resultados obtidos de adesão, por meio dos dois métodos, serão submetidos à análise estatística para posterior interpretação e discussão. (AU)

Articles published in Agência FAPESP Newsletter about the research grant:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Scientific publications
(References retrieved automatically from Web of Science and SciELO through information on FAPESP grants and their corresponding numbers as mentioned in the publications by the authors)
WADY, A. F.; MACHADO, A. L.; ZUCOLOTTO, V.; ZAMPERINI, C. A.; BERNI, E.; VERGANI, C. E.. Evaluation of Candida albicans adhesion and biofilm formation on a denture base acrylic resin containing silver nanoparticles. Journal of Applied Microbiology, v. 112, n. 6, p. 1163-1172, . (08/07454-9, 08/11700-5)