Advanced search
Start date
Betweenand

Effect of nitric oxide on seed imbibition and storage mobilisation during germination and initial development of Sesbania virgata Cav. (Pers.) and Hymenaea courbari L.

Grant number: 09/04049-9
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Master
Start date: August 01, 2009
End date: March 31, 2011
Field of knowledge:Biological Sciences - Botany - Pant Physiology
Principal Investigator:Marília Gaspar Maïs
Grantee:Juliana Kuroiva Zerlin
Host Institution:Instituto de Botânica. São Paulo , SP, Brazil
Associated research grant:05/04139-7 - Carbohydrates of tropical species as modulators of ecophysiological processes and as environmental stress response markers, AP.TEM

Abstract

Trabalhos recentes têm demonstrado o envolvimento do óxido nítrico (NO) em diversos processos biológicos em plantas. Os mecanismos pelos quais o óxido nítrico estimula os processos de quebra de dormência e germinação ainda são desconhecidos. Alguns trabalhos sugerem que o NO pode ser um desencadeador endógeno direto do processo de quebra de dormência, além de atuar como regulador transcricional e modulador da atividade de algumas proteínas e de canais iônicos em células vegetais. No caso específico de proteínas envolvidas no processo de germinação, o papel do NO ainda não foi esclarecido. Aquaporinas, proteínas que formam canais de água, atuam na germinação de sementes, mediando o controle temporal e espacial do transporte de água durante a embebição e o crescimento do embrião. Proteínas de parede celular também estão envolvidas no processo de germinação de sementes, contribuindo com o desmonte da parede associado ao enfraquecimento do endosperma e com o processo de alongamento dos eixos embrionários, além de serem responsáveis pela degradação das reservas necessárias ao desenvolvimento da plântula. O efeito do NO sobre a atividade de enzimas hidrolíticas que atuam na quebra do amido durante a germinação foi avaliado em algumas espécies. No entanto, até o presente momento, não existem informações acerca do papel deste modulador no processo de degradação em sementes acumuladoras de polissacarídeos de reserva de parede celular. O presente projeto objetiva compreender o papel do NO nos processos de embebição, germinação e desenvolvimento inicial em duas espécies de leguminosas nativas, Sesbania virgata e Hymenaea courbaril, que acumulam diferentes tipos de polissacarídeos de reserva de parede celular em suas sementes. Com este estudo pretende-se verificar a participação de proteínas canais de água, de enzimas de degradação de reserva e de proteínas de síntese de celulose no processo de germinação e pós-germinativo e sua regulação pelo NO, através da análise de atividade enzimática e teor de transcritos dos genes candidatos.

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Scientific publications
(The scientific publications listed on this page originate from the Web of Science or SciELO databases. Their authors have cited FAPESP grant or fellowship project numbers awarded to Principal Investigators or Fellowship Recipients, whether or not they are among the authors. This information is collected automatically and retrieved directly from those bibliometric databases.)
ZERLIN, JULIANA KUROIVA; CENTENO, DANILO DA CRUZ; GASPAR, MARILIA. Exogenous nitric oxide-induced germination associated with pinitol content in Hymenaea courbaril low vigour seeds. Rev. bras. Bot., v. 39, n. 2, p. 10-pg., . (05/04139-7, 09/04049-9)
ZERLIN, JULIANA KUROIVA; CENTENO, DANILO DA CRUZ; GASPAR, MARILIA. Exogenous nitric oxide-induced germination associated with pinitol content in Hymenaea courbaril low vigour seeds. BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 39, n. 2, p. 485-494, . (05/04139-7, 09/04049-9)