Advanced search
Start date
Betweenand
Conteúdos relacionados

REFERENCE VALUES FOR THE TIMED UP AND GO TEST IN BRAZILIAN HEALTHY ADULTS AND SENIORS

Grant number: 07/08098-9
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Scientific Initiation
Start date: June 01, 2008
End date: May 31, 2009
Field of knowledge:Health Sciences - Physiotherapy and Occupational Therapy
Principal Investigator:Victor Zuniga Dourado
Grantee:Daniel Lucas Spagnuolo
Host Institution:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brazil

Abstract

O teste get up and go cronometrado (TGGC) apresenta boa aplicabilidade clínica tendo em vista suas correlações com atributos funcionais tais como equilíbrio, velocidade usual da marcha e capacidade para subir degraus. Entretanto, a caracterização dos indivíduos idosos por meio do desempenho no TGGC necessita de padrões de normalidade para o teste, sobretudo na população brasileira. O presente estudo levanta a hipótese de que os valores de referência definidos em população idosa estrangeira não se aplicam à população brasileira e que o TGGC é o mais representativo do risco de queda e da qualidade de vida de indivíduos idosos entre os testes de caminhada de campo mais populares. Nesse sentido temos como objetivos: (1) estudar os valores de referência do TGGC na população brasileira com idade maior ou igual a 40 anos; (2) sugerir padronização adequada para o TGGC; (3) elaborar equações de regressão linear para a previsão do desempenho normal no TGGC em homens e mulheres brasileiros; (4) avaliar as correlações entre a capacidade funcional (TGGC), força muscular respiratória e periférica, composição corporal, equilíbrio e risco de quedas e qualidade de vida nessa população; (5) Avaliar qual dentre os principais testes de caminhada de campo (TGGC, Shuttle Walk Test (SWT), Teste de Caminhada de 6 minutos (TC6) e Teste de caminhada de 10 metros) é o mais representativo do risco de quedas e do estado geral de saúde em 50 indivíduos idosos (idade > 60 anos). Serão selecionados 300 indivíduos assintomáticos sedentários, de ambos os gêneros, da população urbana da cidade de Santos/SP. Após exame médico, os indivíduos serão submetidos às seguintes avaliações: eletrocardiografia, função pulmonar, composição corporal (bioimpedância), força de preensão manual, qualidade de vida por meio do questionário "The Medical Outcomes Study 36 - Item Short Form Health Survery" (SF 36), escala de equilíbrio de Berg, questionário para risco de queda, três avaliações de cada um dos testes de caminhada supracitados. Esperamos que o presente estudo forneça informações sobre os padrões de normalidade específicos da população brasileira e auxilie a padronização do teste no Brasil. Os resultados do presente estudo podem fornecer subsídios para comparações mais adequadas entre pacientes com doenças crônicas e indivíduos assintomáticos em nosso meio. Secundariamente esperamos conhecer qual dentre os principais testes de caminhada de campo é o mais representativo do risco de quedas e do estado geral de saúde em idosos brasileiros.

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Scientific publications
(The scientific publications listed on this page originate from the Web of Science or SciELO databases. Their authors have cited FAPESP grant or fellowship project numbers awarded to Principal Investigators or Fellowship Recipients, whether or not they are among the authors. This information is collected automatically and retrieved directly from those bibliometric databases.)
SPAGNUOLO, DANIEL LUCAS; JUERGENSEN, SORAIA PILON; IWAMA, ANGELA MAY; DOURADO, VICTOR ZUNIGA. Walking for the Assessment of Balance in Healthy Subjects Older than 40 Years. Gerontology, v. 56, n. 5, p. 467-473, . (07/08673-3, 07/08098-9)