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Avaliação de diferentes parâmetros de treino na transferência de significado entre estímulos equivalentes

Processo: 12/21425-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Diferencial semântico   Análise do comportamento   Equivalência de estímulos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diferencial semântico | equivalência de estímulos | transferência de significado | Análise do Comportamento

Resumo

Procedimentos que avaliem em que medida símbolos adquirem funções de seus "referentes" possibilitam identificar variáveis relevantes na aquisição de comportamentos simbólicos. Este estudo investigará o efeito de diferentes parâmetros de treino na transferência de significado entre estímulos equivalentes em universitários. O Estudo 1 verificará se a quantidade de treino (treino regular ou overtraining) e a topografia da resposta (uso do mouse ou teclado), quando combinadas, podem influenciar, diferencialmente, no grau de transferência de função entre estímulos equivalentes, com quatro grupos experimentais e um grupo controle. O Estudo 2 investigará o efeito de diferentes tipos de estímulos significativos na transferência de função (faces expressando emoções para um grupo e palavras semanticamente associadas para outro grupo). Em ambos os estudos, os participantes dos grupos experimentais serão expostos a um treino de discriminações condicionais (AB, AC, CD e DE) entre estímulos significativos e estímulos abstratos e ao teste das relações BE e DB para verificar a formação de classes de equivalência. Aqueles que formarem classes de estímulos equivalentes avaliarão, por meio do diferencial semântico, os estímulos abstratos do conjunto D. O resultado desta avaliação será comparado às avaliações das faces/palavras realizadas pelos grupos controle, que não serão expostos ao treino de discriminações condicionais. A comparação entre a avaliação realizada pelos grupos experimental e controle permitirá identificar, quantitativamente, a influência dos diferentes parâmetros manipulados na transferência de significado entre estímulos equivalentes.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVEIRA, MARCELO VITOR; AGGIO, NATALIA MARIA; CORTEZ, MARIELE DINIZ; BORTOLOTI, RENATO; RICO, VIVIANE VERDU; DE ROSE, JULIO C.. Maintenance of Equivalence Classes and Transfer of Functions: The Role of the Nature of Stimuli. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, n. 1, p. 65-74, . (10/08399-1, 11/12847-2, 12/21425-7, 08/50988-4)
DE ALMEIDA, JOAO H.; CORTEZ, MARIELE DINIZ; DE ROSE, JULIO C.. The Effects of Monitoring on Children's Rule-Following in a Computerized Procedure. ANALYSIS OF VERBAL BEHAVIOR, v. 36, n. 2, . (12/21425-7, 08/57705-8, 14/50909-8, 14/01874-7)