Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulation of RhoA GTPase activity sensitizes human cervix carcinoma cells to gamma-radiation by attenuating DNA repair pathways

Processo: 15/18341-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de outubro de 2015 - 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Fábio Luis Forti
Beneficiário:Fábio Luis Forti
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proliferação celular  Estresse oxidativo 

Resumo

Radioterapia com radiação gama é amplamente utilizada no tratamento de cancer para induzir danos no DNA, reduzir a proliferação celular e matar células tumorais. Embora a superexpressão/ hiperactivação da GTPase RhoA já foi observada em muitas doenças malignas, o efeito da modulação da atividade de RhoA nam radiosensibilidade do cancer não foi anteriormente investigado em detalhes. Neste trabalho nós geramos clones estáveis de células HeLa que expressam o dominante negativo RhoA-N19 ou a forma constitutivamente ativa RhoA-V14 e comparamos as respostas destas com células parentais HeLa, após o tratamento com doses baixas de radiação gama. Clones HeLa-RhoA-N19 e HeLa-RhoA-V14 exibiram proliferação e sobrevivência reduzidas em comparação com as células parentais após a radiação, e estes clones ficaram retidos em fases específicas do ciclo celular, correlacionando-se com aumento da senescência celular e apoptose. Além disso, os dados de fosforilação de Chk1/2 e histona H2AX, bem como ensaios de cometa, sugerem que os níveis de danos no DNA, a ativação e a eficiência de reparo do DNA em linhagens de células HeLa estão correlacionados com os níveis de RhoA ativa. De acordo com estes resultados, a inibição de RhoA por expressão endógena da toxina C3 afetou drasticamente a recombinação homóloga (HR) e não-homóloga (NHEJ) destas células. Estes dados sugerem que a modulação da atividade de GTPase RhoA prejudica o reparo de danos ao DNA, aumentando a radiossensibilidade de células HeLa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OSAKI, JULIANA H.; ESPINHA, GISELE; MAGALHAES, YULI T.; FORTI, FABIO L. Modulation of RhoA GTPase Activity Sensitizes Human Cervix Carcinoma Cells to gamma-Radiation by Attenuating DNA Repair Pathways. OXIDATIVE MEDICINE AND CELLULAR LONGEVITY, 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.