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Conhecimento pedagógico de conteúdo de uma professora experiente em aulas de Química Geral em nível superior

Processo: 11/01604-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento dos professores | Conhecimento Pedagógico de Conteúdo | formação de professores | Ensino de Química

Resumo

A formação de um professor de Química exige, além do indispensável domínio dos conceitos químicos, um conhecimento pedagógico geral e o denominado conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK, da sigla em inglês "Pedagogical Content Knowledge"). O PCK é um conceito que representa o conhecimento que os professores usam no processo de ensino. Sendo assim, se for possível indentificá-lo, a nossa compreensão do que seja um "bom professor de Química" e como desenvolvê-lo de forma mais consistente pode ser ampliada. Dentro desse contexto, este projeto tem por foco investigar o PCK de uma professora de Química experiente e que apresenta um histórico de bom desempenho. Nossos dados estarão baseados em entrevistas, planejamentos, planos de aulas, transcrição de aulas, CoRe e reflexões estimuladas. Os dados serão todos transcritos e categorizados a partir dos componentes do conhecimento pedagógico de conteúdo para o ensino de ciências. As transcrições dos vídeos das aulas serão analisadas através do instrumento de interações discursivas com intuito de fornecer mais elementos para avaliação do PCK. Pretende-se assim, documentar o PCK de uma professora experiente de Química e contribuir com a pesquisa sobre os conhecimentos necessários a um bom professor de química. Pretende-se ainda fornecer subsídios para os modelos de desenvolvimento de PCK, contribuindo com a formação de futuros professores de química.

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