Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento do receptor B1 de cininas no desenvolvimento de melanoma e metástase

Processo: 11/02144-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Claudio Miguel da Costa Neto
Beneficiário:Andrea Gutierrez Maria
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Melanoma   Inflamação   Oncologia

Resumo

O melanoma malígno está entre os cânceres que mais têm aumentado nas últimas décadas. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura por excisão cirúrgica com margens de segurança adequadas são altas. Entretanto, casos avançados de melanoma são resistentes às formas atuais de terapia; assim, um dos maiores desafios para a pesquisa em melanoma é a identificação de alvos moleculares para o desenvolvimento de novas estratégias de tratamento. A habilidade para bloquear o desenvolvimento de um tumor depende do melhor entendimento das vias celulares e moleculares que operam no microambiente tumoral. Uma inflamação crônica e persistente contribui para o desenvolvimento do câncer, e mesmo tumores que não são epidemiologicamente ligados a patógenos, são caracterizados pela presença de componentes inflamatórios em seu microambiente. O sistema calicreínas-cininas (SCC) é responsável por uma série de efeitos biológicos, como vasodilatação, modulação da dor, aumento da permeabilidade capilar, contração/relaxamento da musculatura lisa e efeitos sobre a proliferação celular. A participação do receptor B1 de cininas é bem relacionada a processos inflamatórios; contudo, a relação entre o SCC, mais especificamente desse receptor e câncer ainda é pouco descrita na literatura. Um recente estudo sobre a expressão dos receptores B1 e B2 em câncer de pulmão mostrou uma modulação da expressão desses receptores em diferentes subtipos de câncer de pulmão. Com relação ao melanoma, não existem na literatura, estudos que relacionam a participação do SCC nessa patologia. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar a participação do receptor B1 de cininas, bem como algumas vias de sinalização celular que possam estar envolvidas no desenvolvimento de melanoma e metástase. Nossos resultados poderão contribuir para a identificação de mecanismos genéticos que levam à formação e progressão tumoral, o que é de extrema importância para um desenho racional de terapias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA, ANDREA GUTIERREZ; DILLEMBURG-PILLA, PATRICIA; DURAND, MARINA DE TOLEDO; FLORIANO, ELAINE MEDEIROS; MANFIOLLI, ADRIANA OLIVEIRA; RAMOS, SIMONE GUSMAO; PESQUERO, JOAO BOSCO; NAHMIAS, CLARA; COSTA-NETO, CLAUDIO M. Activation of the Kinin B1 Receptor by Its Agonist Reduces Melanoma Metastasis by Playing a Dual Effect on Tumor Cells and Host Immune Response. FRONTIERS IN PHARMACOLOGY, v. 10, SEP 25 2019. Citações Web of Science: 0.
MARIA, ANDREA G.; DILLENBURG-PILLA, PATRICIA; REIS, ROSANA I.; FLORIANO, ELAINE M.; TEFE-SILVA, CRISTIANE; RAMOS, SIMONE G.; PESQUERO, JOAO B.; NAHMIAS, CLARA; COSTA-NETO, CLAUDIO M. Host kinin B1 receptor plays a protective role against melanoma progression. SCIENTIFIC REPORTS, v. 6, FEB 22 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.