Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação experimental de tensão interfacial das fases em equilíbrio de sistemas modelo compostos por óleo essencial de laranja ou lima ácida, etanol e água, a 25 °c

Processo: 14/22272-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Christianne Elisabete da Costa Rodrigues
Beneficiário:Mayara Fregonezi Paludetti
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades físicas   Fracionamento   Equilíbrio líquido-líquido

Resumo

Os óleos essenciais são misturas complexas formadas por compostos voláteis, como os terpenos e seus derivados oxigenados, e por compostos não voláteis, como ceras e pigmentos, sendo utilizados pela indústria como flavorizantes e/ou aromatizantes. Os compostos oxigenados são apontados como sendo os principais responsáveis pelo aroma e qualidade do óleo essencial. Em contrapartida, os compostos terpênicos são hidrocarbonetos de fácil modificação, sendo muito instáveis a reações de degradação, quando expostos ao ar, luz e temperaturas elevadas. Devido a este fato, os terpenos são responsabilizados pela instabilidade do óleo essencial, sendo responsáveis pela geração de compostos de aroma e sabor desagradáveis, os quais prejudicam sua qualidade. Ao concentrar a porção de compostos oxigenados com a redução do teor de compostos terpênicos, utilizando processos de separação, a indústria é capaz de aumentar a qualidade do óleo essencial e, por consequência, o seu valor comercial. Dentre os processos já desenvolvidos para o fracionamento dos componentes dos óleos essenciais, a extração por solvente, ou extração líquido-líquido, se destaca por apresentar um baixo custo e por poder ser conduzida sob condições de temperatura e pressão ambientes, evitando que os compostos instáveis presentes no óleo essencial se degradem. As propriedades físicas das fases presentes no sistema influenciam não somente o processo de transferência de massa, mas também a etapa de coalescência de gotas e respectiva separação de fases no equipamento de extração. Dentre as propriedades relevantes podem ser citadas a densidade, viscosidade e tensão interfacial, sendo esta última o objeto de estudo deste projeto de iniciação científica. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo determinar os valores de tensão interfacial entre as fases provenientes do estudo do equilíbrio líquido-líquido de sistemas modelo de óleo essencial de laranja, compostos por limoneno e linalol, e de sistemas modelo de óleo essencial de lima ácida, compostos por limoneno, ³-terpineno, ²-pineno e citral, utilizando como solventes misturas de etanol com diferentes teores de água, na temperatura de 25°C.Este trabalho será desenvolvido em conjunto com o projeto de tese de doutorado intitulado "Fracionamento de óleos essenciais cítricos utilizando etanol com diferentes níveis de hidratação como solventes: Equilíbrio de fases, propriedades físicas e extração em equipamento contínuo" (processo FAPESP nº 2013/11150-3), em desenvolvimento pelo pós-graduando Daniel Gonçalves, orientado pela Profa. Dra. Christianne Elisabete da Costa Rodrigues, orientadora deste projeto de iniciação científica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, DANIEL; PALUDETTI, MAYARA F.; FLORIDO, PRISCILA M.; TONETTI, CAMILA; GONCALVES, CINTIA B.; RODRIGUES, CHRISTIANNE E. C. Physical Behavior of the Phases from the Liquid-Liquid Equilibrium of Citrus Essential Oils Systems at 298.2 K. JOURNAL OF CHEMICAL AND ENGINEERING DATA, v. 63, n. 8, p. 2718-2737, AUG 2018. Citações Web of Science: 1.
GONCALVES, DANIEL; PALUDETTI, MAYARA F.; GONCALVES, CINTIA B.; RODRIGUES, CHRISTIANNE E. C. Extraction of oxygenated compounds from crude citrus latifolia peel oil using ethanol/water mixtures as solvents: Phase equilibrium and continuous equipment operation. Separation and Purification Technology, v. 199, p. 271-281, JUN 30 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.