Busca avançada
Ano de início
Entree

Clonagem de L-asparaginase de Escherichia coli em linhagem de Pichia Pastoris com glicosilação humanizada

Processo: 16/15787-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Gisele Monteiro
Beneficiário:Guilherme Meira Lima
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08617-7 - Produção de L-asparaginase extracelular: da bioprospecção à engenharia de um biofármaco antileucêmico, AP.TEM
Assunto(s):Asparaginase   Antineoplásicos

Resumo

Atualmente, a leucemia linfoide aguda (LLA) é o tipo de câncer mais frequente entre crianças e adolescentes e destaca-se, como uma das principais formas de tratamento existentes para o seu combate, a administração de L-Asparaginase (L-ASNase). Esta enzima apresenta diversas formas no mercado, diferindo-se umas das outras principalmente quanto ao organismo de origem (Escherichia coli ou Erwinia chrysanthemi) e modificação química. No entanto, muitos desses biofármacos possuem certas desvantagens, uma vez que podem ocasionar reações imunogênicas e consequentemente serem rapidamente depuradas do organismo por diferentes mecanismos de eliminação. Com base nisso, propõe-se nesse projeto expressar a enzima L-ASNase com estrutura proteica glicosilada, visando uma menor resposta imunogênica quando administrada no organismo e um aumento do seu efeito terapêutico. Para isso, buscaremos clonar a L-ASNase proveniente de Escherichia coli em organismos eucariontes, mais precisamente leveduras da linhagem de Pichia pastoris geneticamente modificadas. O objetivo do trabalho é avaliar se a linhagem será capaz de realizar glicosilação humanizada além de expressar e secretar a proteína de interesse com alta eficiência. A glicosilação, portanto, favoreceria o mascaramento da enzima, uma estratégia que poderia permitir consequentemente uma ação mais eficaz deste biofármaco no tratamento da LLA.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EFFER, BRIAN; LIMA, GUILHERME MEIRA; CABARCA, SINDY; PESSOA, ADALBERTO; FARIAS, JORGE G.; MONTEIRO, GISELE. L-Asparaginase from E. chrysanthemi expressed in glycoswitch: effect of His-Tag fusion on the extracellular expression. PREPARATIVE BIOCHEMISTRY & BIOTECHNOLOGY, v. 49, n. 7 APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.