Busca avançada
Ano de início
Entree

ADAM10 como biomarcador de fragilidade cognitiva

Processo: 16/06226-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Márcia Regina Cominetti
Beneficiário:Izabela Pereira Vatanabe
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/19016-0 - Influência da localização celular da ADAM10 em sua atividade, BE.EP.DR
Assunto(s):Envelhecimento   Idosos   Cognição

Resumo

O aumento da expectativa de vida da população brasileira faz surgir uma crescente preocupação por parte dos serviços de saúde e do Governo pelo acompanhamento integral da pessoa idosa por meio da promoção, prevenção e tratamento de saúde. A síndrome da fragilidade é bastante prevalente em idosos, no Brasil e no mundo. A fragilidade é conceituada como uma síndrome clínica complexa e heterogênea, que pode ser identificada por perda de peso involuntária, exaustão, fraqueza, diminuição da velocidade da marcha, equilíbrio e do nível de atividade física. Cada uma dessas manifestações clínicas é preditora de uma série de reações adversas tais como quedas, hospitalização, institucionalização, declínio funcional e morte. A fragilidade cognitiva é um conceito recente na literatura e tem sido considerada como um subtipo de fragilidade, que juntamente com o processo de envelhecimento e sua interação com a fragilidade física, aceleram o ciclo de declínio funcional e resultam em má qualidade de vida em idosos. Comorbidades e fragilidade física são frequentemente encontrados em pacientes com doença de Alzheimer (DA) e estão intimamente relacionados com a heterogeneidade e manifestações clínicas da doença. Estudos prévios de nosso e de outros grupos têm demonstrado a diminuição plaquetária da proteína ADAM10 em idosos com DA, quando comparados com sujeitos controle sem declínio cognitivo, pareados por sexo, idade e escolaridade. Com base nestas prévias, este projeto tem por objetivo geral avaliar se os níveis plaquetários de ADAM10 em indivíduos idosos fragilizados poderiam atuar como biomarcadores de fragilidade cognitiva. O estudo será realizado no município de São Carlos, sede da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Amostras biológicas dos sujeitos da pesquisa serão coletadas, analisadas e posteriormente armazenadas em um biorrepositório. Os níveis de ADAM10 plaquetária serão analisados através da técnica de Western blotting em sujeitos pré-frágeis e frágeis, em comparação com sujeitos sem a presença de fragilidade. Testes estatísticos de associação, regressão e acurácia diagnóstica serão realizados. Os resultados poderão contribuir com a implantação de ferramentas que atuem no diagnóstico de fragilidade cognitiva. Tais ferramentas poderão ser utilizadas em políticas públicas de prevenção e controle de fragilidade em idosos, resultando em um planejamento mais adequado para as equipes de saúde e em melhor qualidade de vida aos idosos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VATANABE, I. P.; MANZINE, P. R.; COMINETTI, M. R. Historic concepts of dementia and Alzheimer's disease: From ancient times to the present. REVUE NEUROLOGIQUE, v. 176, n. 3, p. 140-147, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.
MANZINE, PATRICIA R.; VATANABE, IZABELA P.; PERON, RAFAELA; GRIGOLI, MARINA M.; PEDROSO, V, RENATA; NASCIMENTO, CARLA M. C.; COMINETTI, MARCIA R. Blood-based Biomarkers of Alzheimer's Disease: The Long and Winding Road. CURRENT PHARMACEUTICAL DESIGN, v. 26, n. 12, p. 1300-1315, 2020. Citações Web of Science: 1.
PERON, RAFAELA; VATANABE, IZABELA PEREIRA; REGINA MANZINE, PATRICIA; CAMINS, ANTONI; COMINETTI, MARCIA REGINA. Alpha-Secretase ADAM10 Regulation: Insights into Alzheimer's Disease Treatment. PHARMACEUTICALS, v. 11, n. 1 MAR 2018. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.