Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do envolvimento de mTORC2 na progressão da esteatose hepática, esteatopatite e hepatocarcinoma induzido pela deleção de PTEN em hepatócitos

Processo: 17/23040-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:William Tadeu Lara Festuccia
Beneficiário:Álbert Souza Peixoto
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/19530-5 - Caracterização do envolvimento do sensor de nutrientes mTOR no desenvolvimento de doenças metabólicas crônicas associadas à obesidade, AP.TEM
Assunto(s):Fígado   PTEN fosfo-hidrolase

Resumo

A obesidade visceral está relacionada com o desenvolvimento de diversas doenças metabólicas crônicas como a doença hepática gordurosa de origem não alcoólica (NAFLD) que engloba um conjunto de complicações hepáticas de caráter progressivo como a esteatose hepática (NAFL), esteatopatite com fibrose avançada (NASH), cirrose e hepatocarcinoma (HCC). Diversos estudos indicam que a lipogênese, a inflamação, o estresse oxidativo e a resistência à insulina contribuem de maneira importante para o desenvolvimento da NAFLD. No presente projeto, iremos avaliar o envolvimento de mTORC2, um regulador upstream de Akt, na progressão NAFL-NASH-HCC induzida pela deleção de Pten e hiperativação da via PI3K-Akt-mTORC1 em hepatócitos. Para isto, camundongos C57BL6/J controles ou com deleção em hepatócitos (albumina Cre) de Pten associada ou não a deleção de Rictor, uma proteína essencial para atividade de mTORC2 (Pten/Rictor duplo flox), serão avaliados para o peso corporal, ingestão alimentar, tolerâncias à glicose e à insulina, massa hepática, metabolismo hepático de lipídeos (lipogênese de novo, síntese de TAG e secreção de VLDL) e glicose (gliconeogênese e síntese e degradação do glicogênio), proliferação celular, esteatose hepática, morfologia e função mitocondrial, inflamação (infiltração leucocitária, conteúdo de citocinas e mediadores lipídicos), sinalização intracelular da insulina e Toll like receptor-NFkB, estresse oxidativo, fosfoproteôma, composição lipídica (lipidoma), fibrose e tumorigênese.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, TIAGO E.; CASTRO, ERIQUE; BELCHIOR, THIAGO; ANDRADE, MAYNARA L.; CHAVES-FILHO, ADRIANO B.; PEIXOTO, ALBERT S.; MORENO, MAYARA F.; ORTIZ-SILVA, MILENE; MOREIRA, RAFAEL J.; INAGUE, ALEX; YOSHINAGA, MARCOS Y.; MIYAMOTO, SAYURI; MOUSTAID-MOUSSA, NAIMA; FESTUCCIA, WILLIAM T. Fish Oil Protects Wild Type and Uncoupling Protein 1-Deficient Mice from Obesity and Glucose Intolerance by Increasing Energy Expenditure. MOLECULAR NUTRITION & FOOD RESEARCH, v. 63, n. 7 APR 2019. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.