Bolsa 18/07688-1 - Informática na educação, Design computacional - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Design e detecção automática de experiência de fluxo em estudantes e professores em sistemas educacionais inteligentes gamificados

Processo: 18/07688-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Seiji Isotani
Beneficiário:Wilk Oliveira dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):20/02801-4 - Um sistema educacional gamificado baseado na teoria do fluxo, BE.EP.DR
Assunto(s):Informática na educação   Design computacional   Ambiente virtual de aprendizagem   Ludificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | gamer types | gamificação | Sistemas Educacionais Inteligentes | Teoria do Fluxo | Informática na Educação

Resumo

Ao longo dos últimos anos, uma série de abordagens têm sido conduzidas com o intuito de prover soluções para tornar os ambientes virtuais de aprendizagem, de modo especial os sistemas educacionais inteligentes, mais dinâmicos e engajadores para os estudantes. Dentre estas soluções, destacam-se a gamificação e a personalização deste tipo de sistemas de acordo com o perfil dos estudantes. Ao mesmo tempo, diferentes teorias têm sido estudadas no intuito de proporcionar aos estudantes ambientes educacionais mais engajadores ou mesmo avaliar a eficácia destes sistemas. Dentre estas teorias, destaca-se a Teoria do Fluxo, que propõe um estado de prazer máximo em uma determinada atividade, que, no caso dos sistemas educacionais inteligentes, pode levar os estudantes a se manterem por mais tempo engajado em atividades educacionais e serem levados um nível mais alto de aprendizagem. Neste sentido, este projeto tem por objetivo propor um modelo conceitual para o design de sistemas educacionais inteligentes gamificados dinâmicos, capazes de serem alterados automaticamente de acordo com gamer types, sexo e interesses dos estudantes e professores, com o intuito de levar tanto os estudantes quanto os professores a uma experiência de fluxo, bem como, desenvolver um mecanismo baseado em rastreio ocular, encefalograma e análise de dados capaz de identificar automaticamente o estado de fluxo em estudantes e professores em sistemas educacionais inteligentes gamificados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (16)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, ANA CLAUDIA GUIMARAES; OLIVEIRA, WILK; HAMARI, JUHO; RODRIGUES, LUIZ; TODA, ARMANDO M.; PALOMINO, PAULA T.; ISOTANI, SEIJI. The relationship between user types and gamification designs. USER MODELING AND USER-ADAPTED INTERACTION, v. 31, n. 5, . (16/02765-2, 20/02801-4, 18/15917-0, 18/07688-1)
TENORIO, KAMILLA; PEREIRA, EMANUEL; REMIGIO, STERFANNO; COSTA, DERECKY; OLIVEIRA, WILK; DERMEVAL, DIEGO; DA SILVA, ALAN PEDRO; BITTENCOURT, IG IBERT; MARQUES, LEONARDO BRANDAO. Brain-imaging techniques in educational technologies: A systematic literature review. EDUCATION AND INFORMATION TECHNOLOGIES, v. 27, n. 1, SI, . (18/07688-1)
RODRIGUES, LUIZ; TODA, ARMANDO M.; OLIVEIRA, WILK; PALOMINO, PAULA TOLEDO; VASSILEVA, JULITA; ISOTANI, SEIJI. Automating Gamification Personalization to the User and Beyond. IEEE TRANSACTIONS ON LEARNING TECHNOLOGIES, v. 15, n. 2, p. 14-pg., . (13/07375-0, 18/15917-0, 18/07688-1)
TODA, ARMANDO; KLOCK, ANA CAROLINA TOME; PALOMINO, PAULA T.; RODRIGUES, LUIZ; OLIVEIRA, WILK; STEWART, CRAIG; CRISTEA, ALEXANDRA, I; GASPARINI, ISABELA; ISOTANI, SEIJI; KEMCZINSKI, A; et al. GamiCSM: Relating education, culture and gamification - a link between worlds. IHC 2020: PROCEEDINGS OF THE 19TH BRAZILIAN SYMPOSIUM ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, v. N/A, p. 10-pg., . (18/15917-0, 18/11180-3, 18/07688-1)
OLIVEIRA, WILK; HAMARI, JUHO; FERREIRA, WILLIAM; TODA, ARMANDO M. M.; PALOMINO, PAULA T. T.; VASSILEVA, JULITA; ISOTANI, SEIJI. The effects of gender stereotype-based interfaces on users' flow experience and performance. JOURNAL OF COMPUTERS IN EDUCATION, v. N/A, p. 26-pg., . (18/07688-1, 20/02801-4)
RODRIGUES, LUIZ; PEREIRA, FILIPE; TODA, ARMANDO; PALOMINO, PAULA; OLIVEIRA, WILK; PESSOA, MARCELA; CARVALHO, LEANDRO; OLIVEIRA, DAVID; OLIVEIRA, ELAINE; CRISTEA, ALEXANDRA; et al. Are They Learning or Playing? Moderator Conditions of Gamification's Success in Programming Classrooms. ACM TRANSACTIONS ON COMPUTING EDUCATION, v. 22, n. 3, p. 27-pg., . (13/07375-0, 18/15917-0, 18/07688-1)
PASTUSHENKO, OLENA; OLIVEIRA, WILK; ISOTANI, SEIJI; HRUSKA, TOMAS; ASSOC COMP MACHINERY. A Methodology for Multimodal Learning Analytics and Flow Experience Identification within Gamified Assignments. CHI'20: EXTENDED ABSTRACTS OF THE 2020 CHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, v. N/A, p. 9-pg., . (18/07688-1)
TODA, ARMANDO M.; PALOMINO, PAULA T.; OLIVEIRA, WILK; RODRIGUES, LUIZ; KLOCK, ANA C. T.; GASPARINI, ISABELA; CRISTEA, ALEXANDRA, I; ISOTANI, SEIJI. How to Gamify Learning Systems? An Experience Report using the Design Sprint Method and a Taxonomy for Gamification Elements in Education. EDUCATIONAL TECHNOLOGY & SOCIETY, v. 22, n. 3, p. 14-pg., . (18/15917-0, 18/11180-3, 18/07688-1, 16/02765-2)
TODA, ARMANDO M.; OLIVEIRA, WILK; KLOCK, ANA C.; PALOMINO, PAULA T.; PIMENTA, MARCELO; GASPARINI, ISABELA; SHI, LEI; BITTENCOURT, IG; ISOTANI, SEIJI; CRISTEA, ALEXANDRA I.; et al. A Taxonomy of Game Elements for Gamification in Educational Contexts: Proposal and Evaluation. 2019 IEEE 19TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES (ICALT 2019), v. N/A, p. 5-pg., . (18/15917-0, 18/11180-3, 18/07688-1, 16/02765-2)
OLIVEIRA, WILK; ASSOC COMP MACHINERY. Towards Automatic Flow Experience Identification in Educational Systems: A Human-computer Interaction Approach. CHI PLAY'19: EXTENDED ABSTRACTS OF THE ANNUAL SYMPOSIUM ON COMPUTER-HUMAN INTERACTION IN PLAY, v. N/A, p. 6-pg., . (18/07688-1)
OLIVEIRA, WILK; HAMARI, JUHO; JOAQUIM, SIVALDO; TODA, ARMANDO M.; PALOMINO, PAULA T.; VASSILEVA, JULITA; ISOTANI, SEIJI. The effects of personalized gamification on students' flow experience, motivation, and enjoyment. SMART LEARNING ENVIRONMENTS, v. 9, n. 1, p. 26-pg., . (18/15917-0, 18/07688-1)
TODA, ARMANDO M.; PALOMINO, PAULA T.; OLIVEIRA, WILK; RODRIGUES, LUIZ; KLOCK, ANA C. T.; GASPARINI, ISABELA; CRISTEA, I, ALEXANDRA; ISOTANI, SEIJI. How to Gamify Learning Systems? An Experience Report using the Design Sprint Method and a Taxonomy for Gamification Elements in Education. EDUCATIONAL TECHNOLOGY & SOCIETY, v. 22, n. 3, p. 47-60, . (16/02765-2, 18/11180-3, 18/15917-0, 18/07688-1)
OLIVEIRA, WILK; ISOTANI, SEIJI; PASTUSHENKO, OLENA; HRUSKA, TOMAS; HAMARI, JUHO; CHANG, M; CHEN, NS; SAMPSON, DG; TLILI, A. Modeling students' flow experience through data logs in gamified educational systems. IEEE 21ST INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES (ICALT 2021), v. N/A, p. 5-pg., . (18/07688-1)
OLIVEIRA, WILK; TENORIO, KAMILLA; HAMARI, JUHO; PASTUSHENKO, OLENA; ISOTANI, SEIJI. Predicting students' flow experience through behavior data in gamified educational systems. SMART LEARNING ENVIRONMENTS, v. 8, n. 1, . (18/07688-1)
PALOMINO, PAULA T.; TODA, ARMANDO M.; OLIVEIRA, WILK; CRISTEA, ALEXANDRA I.; ISOTANI, SEIJI; CHANG, M; SAMPSON, DG; HUANG, R; GOMES, AS; CHEN, NS; et al. Narrative for gamification in education: why should you care?. 2019 IEEE 19TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES (ICALT 2019), v. N/A, p. 3-pg., . (18/15917-0, 18/11180-3, 18/07688-1, 16/02765-2)
OLIVEIRA, WILK; TODA, ARMANDO; PALOMINO, PAULA; RODRIGUES, LUIZ; ISOTANI, SEIJI; SHI, LEI; ASSOC COMP MACHINERY. Towards Automatic Flow Experience Identification in Educational Systems: A Theory-driven Approach. CHI PLAY'19: EXTENDED ABSTRACTS OF THE ANNUAL SYMPOSIUM ON COMPUTER-HUMAN INTERACTION IN PLAY, v. N/A, p. 8-pg., . (18/15917-0, 18/11180-3, 18/07688-1, 16/02765-2)