Busca avançada
Ano de início
Entree

Deteccao da farinha de carne e ossos bovina em ovos, na presenca de farelo de trigo, gluten de milho e levedura, pela tecnica dos isotopos estaveis (delta 13c e delta 15n).

Processo: 08/53226-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:José Roberto Sartori
Beneficiário:Juliana Célia Denadai
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Isótopos estáveis   Ovo   Aves poedeiras   Nitrogênio 15

Resumo

Em experimento inicial foi detectado no albúmen de ovos a inclusão de 1,5% de farinha de carne e ossos bovina (FCOB) em dietas para poedeiras a base de milho, farelo de soja, como ingredientes principais. Mas sabe-se que nas dietas destas aves, podem ser adicionados outros ingredientes. Assim procedendo, o presente trabalho terá como objetivo verificar se a inclusão de outros ingredientes, como farelo de trigo, glúten de milho e levedura na dieta de poedeiras, pode interferir na rastreabilidade da FCOB em ovos, pela técnica dos isótopos estáveis de carbono e nitrogênio. O experimento será desenvolvido no Setor de Avicultura da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Brotas, do Departamento da Descentralização do Desenvolvimento - APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com duração de 56 dias. Serão utilizadas 256 galinhas poedeiras. Distribuídas aleatoriamente em oito tratamentos, com quatro repetições. Os tratamentos serão compostos de uma dieta controle a base de milho, farelo de soja e farelo de trigo e as demais dietas serão acrescidos de glúten de milho e/ou FCOB e /ou levedura. No 28° e no 56° dia serão tomados aleatoriamente 16 ovos por tratamento, dos quais oito ovos servirão para colheitas das amostras de gema e albúmen e os outros oito para ovo total. As amostras serão analisadas no Centro de Isótopos Estáveis do Instituto de Biociências, da UNESP/Botucatu. Os resultados isotópicos obtidos serão submetidos a análise multivariada de variância (MANOVA). A partir dos dados gerados pelas matrizes de erro, serão determinadas regiões com 95% de confiança para verificaras diferenças entre as médias dos tratamentos experimentais (dietas com adição de glúten de milho e/ou FCOB e/ou levedura) e a média do grupo controle (dieta a base milho, farelo de soja e farelo de trigo). (AU)