Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações do nível plasmático de BDNF e polimorfismos do gene de BDNF em pacientes com TOC submetidos ao paradigma de medo condicionado

Processo: 12/09648-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Juliana Belo Diniz
Beneficiário:Karina Soares de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno obsessivo-compulsivo   Fator neurotrófico derivado do encéfalo   Técnicas de genotipagem   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bdnf | medo condicionado | Transtorno Obsessivo-Compulsivo | Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Resumo

Acredita-se que a fisiopatologia do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) esteja associada a uma deficiência em processos neuronais inibitórios e de extinção do medo. Em pacientes com TOC, foi encontrado que níveis plasmáticos do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) são menores que em sujeitos saudáveis e que a variante alélica do gene que o codifica, conhecida como BDNF met66val, está associada ao início precoce e a gravidade dos sintomas obsessivo-compulsivos, além de outras características fenotípicas desse transtorno. A expressão de BDNF é essencial para os mecanismos de memória e aprendizagem, por meio de processos relacionados a plasticidade neuronal e uma possível relação da atuação do BDNF e os transtornos ansiosos é de sua capacidade de promover o aprendizado de extinção da reposta de medo condicionado. O projeto tem por objetivo avaliar os níveis plasmáticos de BDNF antes e após o procedimento de extinção do medo condicionado e verificar se esses níveis se correlacionam a retenção do aprendizado de extinção após 24h. Além disso, serão pesquisados sete marcadores relacionados ao gene BDNF, para avaliar suas relações com a presença ou não de TOC. Pacientes com TOC e controle serão submetidos a um procedimento de extinção do medo condicionado e serão realizadas coletas de sangue. Serão feitas avaliações dos níveis plasmáticos de BDNF por método ELISA e a genotipagem dos sete marcadores através de real-time PCR utilizando o sistema TaqMan. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARINA SOARES DE OLIVEIRA; ANA GABRIELA HOUNIE; CAROLINA CAPPI; JULIANA BELO DINIZ. Aprendizado, aquisição e extinção de medo mediados pelo fator neurotrófico derivado do cérebro, como alvos para o desenvolvimento de novos tratamentos para ansiedade. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 65, n. 3, p. 251-261, . (11/00968-0, 11/21357-9, 12/09648-0)
REIMER, ADRIANO EDGAR; DE OLIVEIRA, AMANDA RIBEIRO; DINIZ, JULIANA BELO; HOEXTER, MARCELO QUEIROZ; CHIAVEGATTO, SILVANA; BRANDAO, MARCUS LIRA. Rats with differential self-grooming expression in the elevated plus-maze do not differ in anxiety-related behaviors. Behavioural Brain Research, v. 292, p. 370-380, . (12/09648-0, 11/21357-9, 13/04741-5, 11/00041-3, 13/16864-4, 11/00968-0)