Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da proteína GPNMB na modulação de processos inflamatórios causados pelo LPS em células da microglia e astrócitos de ratos

Processo: 18/07896-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Cristoforo Scavone
Beneficiário:Marina Saade
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/07427-8 - Envelhecimento e neuroproteção: ações da proteína Klotho no metabolismo energético, sinalização da Na,K-ATPase e respostas adaptativas no sistema nervoso central, AP.TEM
Assunto(s):Neurofarmacologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gpnmb | Neuroinflamação | Neurofarmacologia

Resumo

A GPNMB é uma proteína que está relacionada a mecanismos anti-apoptóticos e estudos recentes sugerem seu papel neuroprotetor. A GPNMB pode ser clivada e seu fragmento extracelular interage com a proteína transmembrana chamada Na+/K+-ATPase (NKA). A NKA é essencial no controle eletrolítico da célula e também possui papel sinalizador que influencia os processos inflamatórios. Diversos estudos apontam mudanças na atividade da NKA neural durante processos neuroinflamatórios e que a modulação da NKA resulta em efeitos sobre a neuroinflamação.A inflamação é um processo de defesa da célula, que pode ser induzida por diversos fatores, como o LPS. A inflamação desencadeia diversos processos celulares que podem ser nocivos ao organismo. Diversas células estão envolvidas neste processo, porém, no cérebro, os processos neuroinflamatórios são mediados majoritariamente por células da microglia e astrócitos.É cada vez mais estudada a correlação entre a neuroinflamação e neurodegeneração, relacionando-as ao envelhecimento e ao surgimento de doenças neurodegenerativas. Desta forma, este projeto tem como objetivo avaliar o papel da GPNMB nas vias inflamatórias em células da microglia, o qual pode ser um possível novo tratamento para as doenças neurodegenerativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAADE, MARINA; DE SOUZA, GIOVANNA ARAUJO; SCAVONE, CRISTOFORO; KINOSHITA, PAULA FERNANDA. The Role of GPNMB in Inflammation. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 12, . (18/14289-6, 16/07427-8, 19/05970-4, 18/07896-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAADE, Marina. Efeitos da proteína GPNMB na modulação de processos inflamatórios causados pelo LPS em células da microglia e astrócitos de ratos.. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.