Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Learning a foreign language: Effects of tact and listener instruction on the emergence of bidirectional intraverbals

Texto completo
Autor(es):
Cortez, Mariele Diniz [1, 2] ; dos Santos, Leticia [1, 2] ; Quintal, Ana Elisa [1, 2] ; Silveira, V, Marcelo ; de Rose, Julio C. [1, 3]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Fed Sao Carlos, Sao Carlos - Brazil
[2] Inst Nacl Ciencia & Tecnol Comportamento Cognicao, Sao Carlos - Brazil
[3] Silveira, Marcelo, V, Inst Nacl Ciencia & Tecnol Comportamento Cognicao, Sao Carlos - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS; v. 53, n. 1, p. 484-492, JAN 2020.
Citações Web of Science: 0
Resumo

We evaluated the effects of tact and listener instruction on the emergence of bidirectional intraverbal relations with 6 typically developing Brazilian children, using an adapted alternating treatment design with pretest and posttest probes. In listener instruction, participants selected pictures that corresponded to spoken foreign-language words. For tact instruction, children had to vocalize foreign words in the presence of the corresponding pictures. After meeting mastery criteria, bidirectional intraverbal tests assessed vocalizations in Portuguese (native language) following the presentation of the equivalent words in English (foreign language) and vice versa. Tact instruction consistently produced higher levels of emergent intraverbal responding compared to listener instruction, confirming results from previous studies. (AU)

Processo FAPESP: 17/04133-6 - Efeito da regra na correspondência fazer-dizer: um estudo baseado no paradigma de resistência à tentação
Beneficiário:Ana Elisa Quintal
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo FAPESP: 16/17069-1 - Respostas de cooperação em ratos, sob esquemas de razão fixa e variável
Beneficiário:Letícia dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 17/06178-7 - Efeitos de diferentes parâmetros de treino em MTS arbitrário sobre as assinaturas de N400 evocados por membros de classes de equivalência distintos em comparação com o N400 evocados por palavras da linguagem natural
Beneficiário:Marcelo Vitor da Silveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático