Advanced search
Start date
Betweenand

Alpha-MSH effect on gene expression of rhodopsin, tyrosinase, and alpha-MSH receptor, subtype MCR1, in the Mus musculus B16 melanocyte.

Grant number: 09/02679-5
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Master
Start date: October 01, 2009
End date: July 31, 2011
Field of knowledge:Biological Sciences - Physiology - Compared Physiology
Principal Investigator:Ana Maria de Lauro Castrucci
Grantee:Thiago Henrique Ribeiro Glória
Host Institution: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brazil
Associated research grant:06/03381-1 - Comparative physiology of peripheral clocks: clock genes (CLOCK, PER1, PER2, CRY1 and BMAL 1) and their modulation by light and hormones in fish, amphibians and mammals, AP.TEM

Abstract

A coloração dos vertebrados se deve a presença de pigmentos, sintetizados e/ou armazenados em células denominadas células pigmentares cutâneas ou cromatóforos. A mudança de cor nos vertebrados é principalmente regulada por alfa-MSH e por uma família de enzimas melanossômicas, que compreende a tirosinase e as proteínas 1 e 2 relacionadas à tirosinase (TRP-1 e TRP-2, respectivamente). Sua ação está ligada à dispersão dos melanossomos ou síntese de melanina, processos que resultam em escurecimento do animal, enquanto a agregação ou inibição de síntese leva ao seu empalidecimento. Opsinas, como a melanopsina e a rodopsina, além de presentes na retina, podem ser expressas em células pigmentares cutâneas, intermediando foto-respostas de proliferação e de dispersão de melanossomos. Até o momento não se conhecem os mecanismos de regulação dessas opsinas em células pigmentares de vertebrados. Considerando-se que as células em cultura apresentam respostas biológicas evidentes à luz visível, o estudo abrangerá os mecanismos de regulação dessas respostas por alfa-MSH em células pigmentares de mamíferos. Investigaremos o efeito de 6, 12 e 24 horas de tratamento por alfa-MSH nas concentrações de 10-11 a 10-7M sobre a expressão temporal de rodopsina, tirosinase e receptor de alfa-MSH MCR1 em melanócitos B16 de Mus musculus, mantidos em 12C:12E.

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Academic Publications
(References retrieved automatically from State of São Paulo Research Institutions)
GLÓRIA, Thiago Henrique Ribeiro. α-MSH effects on rhodopsin, tyrosinase and MC1R genes in B16 Mus musculus melanocytes. 2012. Master's Dissertation - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.