Advanced search
Start date
Betweenand

Effect of oleic, linoleic and palmitic acids on cellular proliferation and alpha-enolase and FBP (Far upstream element-binding protein)expression in murine fibroblasts: possible application on healing process

Grant number: 09/03488-9
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Master
Start date: August 01, 2009
End date: July 31, 2011
Field of knowledge:Biological Sciences - Pharmacology - Biochemical and Molecular Pharmacology
Principal Investigator:Rui Curi
Grantee:Juliana Magdalon
Host Institution: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brazil

Abstract

Fibroblastos são protagonistas da fase de proliferação e de deposição da matriz extracelular no processo de cicatrização de feridas. Agem através da liberação de fatores responsáveis pela fibroplasia, deposição de matriz extracelular e angiogênese. Em estudos do grupo (in vivo e in vitro) foi observado que os ácidos graxos afetam as fases inflamatórias e de remodelamento do tecido sendo potencializadores do processo de reparo tecidual. Recentemente, verificamos que os ácidos oleico, linoleico e g-linolênico estimulam a produção de espécies reativas de oxigênio em fibroblastos. Adicionalmente, estudos preliminares in vitro indicam uma possível modulação dos fibroblastos pelos ácidos oleico, linoleico e palmítico na expressão de proteínas (IL-6, TNF-a, PPAR-b) e na proliferação celular. In vivo, o tratamento de feridas com ácidos graxos diminui a camada de células necrosadas ao redor do ferimento e aumenta a expressão local de VEGF-a e PPAR-b. Realizamos a análise proteômica por eletroforese em gel bidimensional de proteínas moduladas em fibroblastos tratados com os ácidos oleico, linoleico e palmítico. Dentre as proteínas identificadas, a ±-enolase e a Far upstream element binding protein 1 (FBP1) estão diretamente envolvidas no processo de cicatrização, atuando na migração e proliferação dos fibroblastos e no remodelamento do tecido. A a-enolase participa formando plasmina e degradando componentes da matriz extracelular. A FBP modula a expressão de c-myc, estando envolvida na proliferação de células. Neste sentido, estudaremos o efeito do tratamento de fibroblastos murinos com os ácidos oleico, linoleico e palmítico na proliferação celular e expressão de a-enolase e FBP; verificaremos o mecanismo de sinalização envolvido, correlacionando-o ao processo de cicatrização, principalmente em relação à síntese e degradação de colágeno. Os ensaios de proliferação celular serão realizados pelas técnicas de incorporação de timidina e curva de crescimento. A expressão de a-enolase, FBP e c-myc será verificada por Western Blot e qPCR. A análise da expressão de ±-enolase na superfície celular será realizada por citometria de fluxo e a atividade de plasmina e degradação de colágeno por espectrofotometria e contagem de radioatividade, respectivamente. Também será analisada a contração de uma matriz de colágeno. A realização do presente estudo pode levar à utilização de ácidos graxos como alvo terapêutico no processo de cicatrização.

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Academic Publications
(References retrieved automatically from State of São Paulo Research Institutions)
MAGDALON, Juliana. Effects of treatment with oleic or linoleic acids in vitro or in vivo on the production of inflammatory mediators by macrophages.. 2011. Master's Dissertation - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.