Advanced search
Start date
Betweenand

Staphylococcus epidermidis: virulence and antimicrobial resistance in isolates from blood cultures.

Grant number: 10/18720-1
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Scientific Initiation
Start date: February 01, 2011
End date: December 31, 2011
Field of knowledge:Biological Sciences - Microbiology - Biology and Physiology of Microorganisms
Principal Investigator:Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha
Grantee:Luiza Hubinger
Host Institution: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brazil

Abstract

O membro mais encontrado do gênero Staphylococcus em bacteremias hospitalares é o Staphylococcus epidermidis. Este é um microrganismo que vive em simbiose com o seu hospedeiro, é ocasionalmente um patógeno nosocomial, causando infecções severas em recém-nascidos, indivíduos imunocomprometidos e hospitalizados por longo período. Entre seus fatores de virulência, está a produção de um polissacarídeo, principal componente na formação de biofilme, codificado pelo operon ica, que dificulta a ação do sistema imune do hospedeiro. As enterotoxinas estafilocócicas (SE) atuam como superantígenos, estimulando de forma contínua o sistema imune, e causam intoxicação alimentar. As enterotoxinas clássicas são SEA, SEB, SEC1, SEC2, SEC3, SED, SEE e a TSST-1, causadora da Síndrome do Choque Tóxico. O tratamento das infecções estafilocócicas tem se tornado cada vez mais dificultado pela seleção de cepas resistentes aos antimicrobianos, como a meticilina, oxacilina, e a vancomicina. As bactérias resistentes à meticilina frequentemente apresentam uma característica cromossomal, o gene de resistência mecA, que está contido num elemento genético móvel SCCmec e que permite o crescimento da bactéria mesmo na presença de meticilina e oxacilina. Em relação à resistência à vancomicina, os mecanismos ainda não estão bem elucidados, mas podem estar relacionados a uma ligação da droga ao biofilme, ao espessamento da parede celular da bactéria ou produto dos genes van, recebidos de enterococos. Este estudo objetiva a elucidação do perfil patogênico de S. epidermidis, de amostras oriundas de pacientes internados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HC-FMB) quanto à presença de genes de resistência a antibióticos, genes que codificam a formação de biofilme e enterotoxinas.

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Scientific publications
(The scientific publications listed on this page originate from the Web of Science or SciELO databases. Their authors have cited FAPESP grant or fellowship project numbers awarded to Principal Investigators or Fellowship Recipients, whether or not they are among the authors. This information is collected automatically and retrieved directly from those bibliometric databases.)
PINHEIRO, LUIZA; BRITO, CARLA IVO; PEREIRA, VALERIA CATANELI; DE OLIVEIRA, ADILSON; CAMARGO, CARLOS HENRIQUE; RIBEIRO DE SOUZA DA CUNHA, MARIA DE LOURDES. Reduced susceptibility to vancomycin and biofilm formation in methicillin-resistant Staphylococcus epidermidis isolated from blood cultures. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 109, n. 7, p. 871-878, . (10/18720-1)