Advanced search
Start date
Betweenand

Cloning and expression of blood coagulation factor VII in human cell lines

Grant number: 11/01736-5
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Doctorate
Start date: May 01, 2011
End date: April 30, 2015
Field of knowledge:Biological Sciences - Biochemistry - Molecular Biology
Principal Investigator:Dimas Tadeu Covas
Grantee:Marcela Cristina Corrêa de Freitas
Host Institution: Hemocentro de Ribeirão Preto. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCMRP). Ribeirão Preto , SP, Brazil

Abstract

O rFVII tem sido o alvo terapêutico, principalmente, nos pacientes portadores de hemofilia que desenvolvem inibidores aos tratamentos utilizados, seja devido a administração de hemoderivados ou do respectivo recombinante. Dados do Ministério da Saúde apontam que 5% a 30% dos pacientes com hemofilia A severa desenvolvem inibidores, ou seja, anticorpos da classe IgG contra o FVIII. Dentre os hemofílicos B, a incidência de inibidores de FIX é mais baixa, cerca de 3%. Nesses casos, a administração do rFVII já é considerado o tratamento de primeira escolha, uma vez que as evidências indicam sua eficácia e apresenta menos efeitos adversos que as estratégias terapêuticas atuais. O fator VII humano é uma glicoproteína dependente da vitamina K que tem a função de iniciar a cascata de coagulação sanguínea, ao formar um complexo com o fator tecidual. Está localizado no cromossomo 13 na região 13q34 e além de ser utilizado para tratar pacientes com inibidores de FVIII e FIX, também é utilizado no tratamento da deficiência do FVII transmitida por herança autossômica recessiva. Em 25 de março de 1999 a FDA (Food and Drug Admini-stration) aprovou o uso do primeiro e único recombinante fator VII - rFVII chamado de NovoSeven®. Este produto é produzido em células murinas (BHK) e necessita de modificações pós-traducionais, tais como a ³-carboxilação dependente de vitamina K, de suma importância para produção da proteína ativa. Além disso, o custo do tratamento é bastante elevado, o que justifica o desenvolvimento de um produto nacional. Dentro deste contexto e devida à importância das proteínas da cascata de coagulação, esse projeto tem como objetivo desenvolver um vetor contendo sequências estabilizadoras e que expresse o fator VII de coagulação sanguínea em linhagens celulares humanas com baixa expressão da proteína calumenina (inibidor da ³-carboxilação). Este trabalho tem o intuito de desenvolver um FVIIr mais similar ao presente no plasma humano, o que possibilitará uma forma de tratamento mais segura e eficaz aos pacientes portadores de hemofilias. (AU)

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Scientific publications
(References retrieved automatically from Web of Science and SciELO through information on FAPESP grants and their corresponding numbers as mentioned in the publications by the authors)
CORREA DE FREITAS, MARCELA CRISTINA; BOMFIM, ALINE DE SOUSA; MIZUKAMI, AMANDA; PICANCO-CASTRO, VIRGINIA; SWIECH, KAMILLA; COVAS, DIMAS TADEU. Production Of coagulation factor VII in human cell lines Sk-Hep-1 and HBK-11. Protein Expression and Purification, v. 137, p. 26-33, . (11/01736-5, 13/08135-2, 16/02433-0)
Academic Publications
(References retrieved automatically from State of São Paulo Research Institutions)
FREITAS, Marcela Cristina Corrêa de. Cloning and expression of coagulation factor VII in human cell lines. 2015. Doctoral Thesis - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.