Advanced search
Start date
Betweenand

Territory use and municipalization of the pharmaceutical assistance politics of the Unified Health System (SUS): the analyses of the phytotherapy and herbal medicines in the Brazilian regions

Grant number: 11/12491-3
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Doctorate (Direct)
Start date: March 01, 2012
End date: August 31, 2014
Field of knowledge:Humanities - Geography - Human Geography
Principal Investigator:Márcio Antonio Cataia
Grantee:Luís Henrique Leandro Ribeiro
Host Institution: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brazil

Abstract

A presente pesquisa objetiva compreender o papel ativo do território usado na organização da federação brasileira a partir da fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS): como a produção, aquisição, dispensação e uso de fitoterápicos e plantas medicinais pelo SUS em distintas regiões brasileiras implica em distintas situações geográficas mediante as pactuações entre os entes estatais e demais agentes do território para a operacionalização da fitoterapia no SUS. Compreensão tanto do processo de adoção de fitoterápicos e plantas medicinais na municipalização da política de assistência farmacêutica quanto dos caminhos e desafios da federação brasileira a partir da descentralização do SUS. Parte-se aqui da hipótese de que a fitoterapia adotada na atenção primária à saúde promove maior sinergia entre saberes locais e saberes universalizados na política de assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS). (AU)

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Academic Publications
(References retrieved automatically from State of São Paulo Research Institutions)
RIBEIRO, Luís Henrique Leandro. Territory and health large technological system: the phytotherapy programs in the Unified Health System (Sistema Único de Saúde). 2015. Doctoral Thesis - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.