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The use of the bicycle as middle of movement in Brazilian medium-sized cities: diagnostic of the street system for implantation of bikeway system in the city of Bauru (SP)

Grant number: 08/06248-6
Support type:Scholarships in Brazil - Scientific Initiation
Effective date (Start): October 01, 2008
Effective date (End): September 30, 2009
Field of knowledge:Applied Social Sciences - Urban and Regional Planning
Principal Investigator:Renata Cardoso Magagnin
Grantee:Marcela Carolina Gomes de Paula
Home Institution: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brazil

Abstract

Um dos problemas enfrentados pelas grandes cidades brasileiras, e que já está atingindo inclusive as de porte médio, refere-se à questão da mobilidade urbana. A dependência no uso do automóvel tem causado grande impacto nos fluxos de tráfego. Associado a este problema, as atuais políticas de crescimento e desenvolvimento urbano não têm privilegiado a utilização de meios de transportes mais sustentáveis (tais como o modo a pé, a bicicleta e o transporte público). Como conseqüência do uso indiscriminado do automóvel nas áreas urbanas tem-se os seguintes problemas: aumento dos congestionamentos, do consumo de energia no setor de transportes e o aumento do ruído e das emissões de gases tóxicos. Este trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico dos usuários de bicicletas em um dos principais eixos viários do município de Bauru (um trecho na Avenida Nações Unidas - principal eixo viário para os deslocamentos diários na cidade) e propor algumas medidas que possam facilitar a mobilidade e a acessibilidade de usuários de bicicletas neste eixo viário. Esta pesquisa visa: i) difundir entre os futuros planejadores a importância do conceito de mobilidade urbana sustentável e a utilização dos modos de transportes não motorizados ou mais sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida; ii) obter um diagnóstico sobre a utilização da Avenida Nações Unidas pelos usuários de bicicletas; iii) identificar e quantificar o volume de tráfego (por divisão modal) no eixo viário estudado; iv) iniciar a construção de um banco de dados que pode futuramente ser utilizado para outras propostas pelo poder público local (uma vez que o município não dispõe deste tipo informação); e v) propor algumas medidas que possam facilitar a mobilidade e a acessibilidade dos usuários de bicicletas neste eixo viário. (AU)