Advanced search
Start date
Betweenand


Thermal history and fluid circulation in deformational structures associated with the Bambuí Group at the fold-and-thrust zone, western margin of the São Francisco Craton

Full text
Author(s):
Melina Cristina Borges Esteves
Total Authors: 1
Document type: Master's Dissertation
Press: São Paulo.
Institution: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IG/BT)
Defense date:
Examining board members:
Frederico Meira Faleiros; Rodrigo Prudente de Melo; Lena Virginia Soares Monteiro
Advisor: Frederico Meira Faleiros
Abstract

As condições de pressão e temperatura existentes no evento tectônico que atuou na zona de fold-and-thrust da margem oeste do Cráton do São Francisco foram estimadas com base em estudos estruturais, microestruturais, petrográficos e de inclusões fluidas de veios sintectônicos. A presença de veios de diferentes gerações na zona de fold-and-thrust é evidenciada por fluidos atuando em diferentes cenários de paleoestresse ao longo da história deformacional da área. A área é composta por rochas do Grupo Bambuí fracamente deformadas que registram condições de metamorfismo que variam de diagênese a fácies subxisto verde. Dois eventos tectônicos foram identificados através da disposição geométrica dos veios e da superfície dobrada: (i) uma compressão principal NE-SW (D1) com \'sigma\'1 subhorizontal de orientação SW e \'sigma\'3 sub-vertical, relacionado à formação de veios sintectônicos sub-horizontais de orientação NW formados em condições que atingiram pelo menos 140- 160°C e pressões em torno de 200-363 MPa; (ii) uma compressão posterior NW-SE (D2) com \'sigma\'1 sub-horizontal de orientação NW e \'sigma\'3 também sub-horizontal de orientação NE. Estão relacionados à D2 a formação de veios sintectônicos sub-verticais paralelos à clivagem, formados nas mesmas condições mínimas de temperatura de 140-160°C e pressões entre 181- 295 MPa. A indicação de flutuações na pressão durante esses eventos desempenhou um papel crucial, pois os fluidos influenciam significativamente os processos mecânicos, os mecanismos de deformação e as reações químicas que operam em cinturões de fold-andthrust. Os fluidos apresentam composição formada por H2O-NaCl-CaCl2, onde o processo de mistura de diferentes fontes de fluidos (metamórficas e meteóricas) é evidenciado pela tendência evolutiva de temperaturas de homogeneização e salinidades, resultando em alguma variação na salinidade (12 contra 4% em peso equivalente de NaCl para os veios subhorizontais e para os paralelos à clivagem, respectivamente). Este trabalho confirma que a combinação entre a reconstrução do paleoestresse e o estudo de inclusões fluidas podem fornecer informações fundamentais sobre a relação entre o fluxo de fluidos e a tectônica de terrenos orogênicos, contribuindo para o conhecimento científico sobre a evolução deformacional/metamórfica do Grupo Bambuí e, consequentemente, da zona de fold-andthrust da margem ocidental do Cráton do São Francisco. (AU)

FAPESP's process: 15/13901-1 - Thermal history and fluid circulation along deformational structures associated with the Bambuí Group in the external portion of the Brasília Belt (Unaí, Minas Gerais State)
Grantee:Melina Cristina Borges Esteves
Support Opportunities: Scholarships in Brazil - Master