Busca avançada
Ano de início
Entree

Como o processo de replicação do DNA contribui para o sucesso da infecção causada por Trypanosoma cruzi

Resumo

A replicação do DNA é um processo que deve ser bastante controlado para garantir a manutenção fidedigna do genoma nas células filhas. Por outro lado, é um processo que pode ter como consequência mutações. O equilíbrio entre um processo cuidadoso e um permissivo a erros vai resultar numa maior ou menor variabilidade genética. O objetivo deste projeto é investigar o processo de replicação, desde a montagem do complexo de pré-replicação, passando pela ativação de origens até eventuais estresses replicativos em T. cruzi, no contexto de seu ciclo celular e de vida, para desvendar os mecanismos moleculares que permitem (i) o bloqueio da replicação nas formas infectivas; e (ii) a variabilidade genética deste organismo, fundamental para o sucesso de infecção do hospedeiro mamífero. Técnicas de genética reversa, de busca de interatores (enzyme tagging) e de caracterização de modificações pós-traducionais em proteínas permitirão a investigação de proteínas do complexo de pré-replicação e replicação. Essa abordagem nos permitirá montar um robusto cenário sobre os mecanismos moleculares que o T. cruzi conta para bloquear a replicação nas formas infectivas. Através da utilização das técnicas de Chip-seq e Gro-seq, além de modelagens matemáticas, vamos investigar a dinâmica de replicação de T. cruzi. Neste sentido, pretendemos avaliar a contribuição da organização do genoma nesta dinâmica e identificar possíveis regiões favoráveis a estresses replicativos que podem contribuir para a variabilidade genética de T. cruzi. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SLAVOV, SVETOSLAV N.; PATANE, JOSE S. L.; BEZERRA, RAFAEL DOS SANTOS; GIOVANETTI, MARTA; FONSECA, VAGNER; MARTINS, ANTONIO J.; VIALA, VINCENT L.; RODRIGUES, EVANDRA S.; SANTOS, ELAINE V.; BARROS, CLAUDIA R. S.; MARQUEZE, ELAINE C.; SANTOS, BIBIANA; ABURJAILE, FLAVIA; NETO, RAUL M.; MORETTI, DEBORA B.; HADDAD, RICARDO; CALADO, RODRIGO T.; KITAJIMA, JOAO P.; FREITAS, ERIKA; SCHLESINGER, DAVID; JUNIOR DE ALCANTARA, LUIZ C.; ELIAS, MARIA C.; SAMPAIO, SANDRA C.; KASHIMA, SIMONE; COVAS, DIMAS T. Genomic monitoring unveil the early detection of the SARS-CoV-2 B.1.351 (beta) variant (20H/501Y.V2) in Brazil. Journal of Medical Virology, JUL 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.