Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de pesquisadores globalizados

Processo: 22/05908-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2028
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Ines Signorini
Beneficiário:Ines Signorini
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Fabiana Cristina Komesu ; Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
Pesquisadores associados: Adriana Fischer ; Ana Sofia Reis de Castro e Pinho ; Anderson Carnin ; Anna Christina Bentes ; Arnalda Dobric ; Aryane Santos Nogueira ; Caroline Scheepers ; Cédric Fluckiger ; Cynthia Agra de Brito Neves ; Daniela Nogueira de Moraes Garcia ; Emerson de Pietri ; Hannachi ; Johannes Angermuller ; José António Brandão Soares de Carvalho ; Juliana Alves Assis ; Karina Menegaldo Dias ; Kennedy Cabral Nobre ; Lúcia Regiane Lopes-Damasio ; Luciana Salazar Salgado ; Luciani Ester Tenani ; Mara Aparecida de Castilho Lopes ; Otilia Costa e Sousa ; Paula Tavares Pinto ; Peter Crosthwaite ; Petrilson Alan Pinheiro da Silva ; Renata Palumbo ; Rodrigo Esteves de Lima Lopes ; Sandra Mari Kaneko Marques ; Sílvia Lima Gonçalves Araújo ; Tamiris Vianna da Silva ; Tiane Donahue ; Vívian Cristina Rio Stella
Auxílio(s) vinculado(s):24/16471-7 - 36th SITE International Conference, AR.EXT
24/02671-4 - XVII Congress of the Brazilian Studies Association, AR.EXT
Bolsa(s) vinculada(s):23/14445-6 - Percepções dos estudantes sobre as atividades da disciplina Laboratório de Produção Textual II, BP.IC
23/08765-8 - No enfrentamento das fake news, uma boa história: estudo da relação entre fala e escrita em podcasts de storytelling, BP.IC
23/06752-6 - Discurso científico/discurso da divulgação científica: relações de fronteira e constituição em podcasts de universitários, BP.MS
23/07165-7 - O ensaio como ponto de inflexão na escrita acadêmico-científica: subjetividade, acontecimento e forma, BP.MS
Assunto(s):Letramento  Leitura e escrita  Educação  Pesquisadores  Formação de professores  Linguagem  Multimeios  Universidade pública  São Paulo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autonomia do aprendiz em práticas de letramento | ensino de gêneros acadêmicos e cientificos | leitura e escrita na universidade | linguagens na formação de pesquisadores | linguagens na formação de professores | meta-reflexividade e formação acadêmico-científica | Scientific and Academic Literacy Studies

Resumo

O objetivo principal deste projeto temático é identificar, descrever e analisar evidências de tipos e graus de envolvimento e não envolvimento de aprendizes universitários em processos de ensino/aprendizagem síncronos e assíncronos que constituem práticas de letramento acadêmico-científico em linguagem verbal (línguas materna, estrangeira e segunda língua) e linguagens audiovisuais consideradas cruciais para a formação de pesquisadores e professores da educação básica em três universidades públicas do Estado de São Paulo (Unicamp, USP-SP e Unesp-SJRP). Essas universidades estão engajadas em políticas concomitantes de inclusão social, equidade e internacionalização. O projeto lançará luz sobre duas questões prementes colocadas por tais políticas: a da heterogeneidade contemporânea dos aprendizes frente às demandas e recursos institucionais; a do papel da agência e autonomia do aprendiz nos processos de ensino/aprendizagem focalizados. Para tanto, mobiliza e articula saberes sobre reflexividade crítica (de natureza metacognitiva, metalinguística, metapragmática e metadiscursiva) e ação transformadora nas práticas de alunos e professores envolvendo diversidade cultural, pragmático-discursiva e sociossemiótica. Para tanto, a proposta reúne e articula conhecimentos produzidos nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada e Educação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIGNORINI, INES. Reviewing and Rebuilding Objects of Inquiry. JOURNAL OF SOCIOLINGUISTICS, v. 28, n. 5, p. 3-pg., . (22/05908-0)