Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de blendas biopoliméricas nano-estruturadas na produção de filmes pelo método de extrusão

Processo: 14/01100-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carmen Cecilia Tadini
Beneficiário:Jaiber Humberto Rodriguez Llanos
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/18157-1 - Blendas biopoliméricas nanoestruturadas obtidas pelo método de extrusão: desenvolvimento, caracterização e aplicação, BE.EP.DR
Assunto(s):Extrusão de polímeros   Amido   Quitosana   Biopolímeros

Resumo

O problema ambiental provocado pelas embalagens provenientes de fontes não renováveis, de base sintética e não biodegradáveis levaram a um incremento importante de pesquisas sobre uso de materiais renováveis, e biodegradáveis como é o caso dos filmes a base de biopolímeros. Porém, os filmes têm limitações em suas propriedades, devido à sensibilidade a umidade relativa do ambiente. Dentre as alternativas estudadas para se melhorar as características desses materiais está o uso de nanopartículas e nano fibras, além das blendas biopoliméricas. Assim, o objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento de blendas biopoliméricas de amido e quitosana estruturadas com nanopartículas de argila esmectita sódica (montimorilonita) e fibras celulósicas provenientes de bambu. Pretende-se estudar o efeito da proporção dos biopolímeros, das nanopartículas e dos parâmetros do processo de extrusão, além da qualidade de dispersão da nanopartículas sobre as principais propriedades físico-químicas dos filmes. Os filmes serão preparados com as seguintes formulações: proporção de quitosana-amido (0 e 100) %; (25 e 75) %; (50 e 50) %; (75 e 25) %; (100 e 0) %, o amido e a quitosana serão misturadas com as nanopartículas em concentração (0,0; 0,5; 1,0) g /100g de SFF e 30g glicerol/100g de SFF. A qualidade da dispersão das nanopartículas será estudada por microscopia eletrônica de varredura e de força atômica, bem como a determinação das dimensões características e do potencial zeta das nanopartículas. Os filmes serão caracterizados para determinar suas propriedades físico-químicas e micro estruturais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LLANOS, JAIBER H. R.; TADINI, CARMEN C. Preparation and characterization of bio-nanocomposite films based on cassava starch or chitosan, reinforced with montmorillonite or bamboo nanofibers. International Journal of Biological Macromolecules, v. 107, n. A, p. 371-382, FEB 2018. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.