Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional do fator de transcrição bZIP ZipD de Aspergillus fumigatus

Processo: 16/12948-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 03 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Goldman
Beneficiário:Patrícia Alves de Castro Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/07732-8 - Imunoprecipitação de cromatina - Sequenciamento de DNA (ChIP-seq) com o objetivo de identificar genes regulados pelo fator de transcrição de bZIP ZipD em Aspergillus fumigatus, BE.EP.PD
Assunto(s):Calcineurina   Aspergillus fumigatus

Resumo

O fungo filamentoso Aspergillus fumigatus é um importante patógeno oportunista e alérgeno de mamíferos. Ele é responsável por aproximadamente 65% de todas as infecções fúngicas invasivas em humanos, e também a principal das espécies encontradas e responsáveis pelas infecções pulmonares. A aspergilose invasiva, predominantemente causada por A. fumigatus, tem emergido como uma das doenças fúngicas mais comum de seres humanos imunocomprometidos e com taxas de mortalidade de até 90%. Nesse contexto, a transdução de sinal mediada por cálcio tem sido o foco de extensivos estudos devido ao seu papel essencial na sobrevivência dos fungos, além do fato de que vários componentes dessa via apresentam importante atuação nos processos fisiológicos fúngicos, mediando respostas ao estresse e promovendo a virulência. Um dos reguladores da homeostase do cálcio, a calcineurina, foi identificada como um fator de virulência em fungos filamentosos, sendo uma molécula central de sinalização na maioria das células eucarióticas e, muitas destas atividades são dependentes do fator de transcrição CrzA, que torna-se transcricionalmente ativo após a sua defosforilação pela calcineurina. Em fungos oportunistas, tais como A. fumigatus, um dos componentes genéticos mais importantes para o estabelecimento da infecção são fatores de transcrição que podem ativar diferentes programas para a regulação da virulência e patogenicidade. Em nosso laboratório, temos uma grande quantidade de dados de hibridação de microarranjos in vitro e também in vivo para o os mutantes ”calA e ”crzA, além do screening de uma biblioteca de deleção para 395 fatores de transcrição de A. fumigatus. A partir da análise combinatória destes dados, encontramos o fator de transcrição Afu2g03280 (ZipD), o qual exibe grande sensibilidade a CaCl2 e apresentou maior expressão de mRNA quando A. fumigatus foi exposto a 200mM de cálcio, por 10 minutos. Estes dados, associados aos experimentos propostos neste projeto, como ChIP-seq, RNA seq e ensaios de virulência para o mutante ” Afu2g03280, podem fornecer um maior conhecimento sobre essa importante via de transdução de sinal, mediada por cálcio e relacionada à virulência e infecção fúngica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANNICK RIES, LAURE NICOLAS; ROCHA, MARINA CAMPOS; DE CASTRO, PATRICIA ALVES; SILVA-ROCHA, RAFAEL; SILVA, ROBERTO NASCIMENTO; FREITAS, FERNANDA ZANOLLI; DE ASSIS, LEANDRO JOSE; BERTOLINI, MARIA CELIA; MALAVAZI, IRAN; GOLDMAN, GUSTAVO H. The Aspergillus fumigatus CrzA Transcription Factor Activates Chitin Synthase Gene Expression during the Caspofungin Paradoxical Effect. MBIO, v. 8, n. 3 MAY-JUN 2017. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.