Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito sinérgico do CHC e cetuximabe no tratamento de glioblastoma utilizando sistemas de liberação

Processo: 18/04546-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 28 de maio de 2018
Vigência (Término): 27 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Maria Palmira Daflon Gremião
Beneficiário:Natália Noronha Ferreira Naddeo
Supervisor no Exterior: Maria de Fatima Monginho Baltazar
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Vinculado à bolsa:16/09671-3 - Sistemas multifuncionais nanoestruturados para a liberação de fármacos administrados por via nasal no tratamento de glioblastomas, BP.DR
Assunto(s):Cetuximab   Glioblastoma   Liberação controlada de fármacos   Nanotecnologia farmacêutica

Resumo

Glioblastomas (GBM) representam 77% dos tumores malignos que ocorrem no sistema nervoso central (SNC) e hoje, apesar dos avanços em quimioterapia, radioterapia e neurocirurgia, ainda apresentam um prognostico bastante limitado. A existência de barreiras fisiológicas, especialmente a barreira hematoencefálica (BBB), representam os principais obstáculos que limitam concentrações adequadas do fármaco para obtenção do seu efeito terapêutico no sitio de ação. Por suas vantagens anatômicas, uma estratégia proposta para o direcionamento adequado do fármaco ao SNC envolve o uso da via nasal de administração que evita a passagem através da BBB possibilitando concentrações adequadas do fármaco no cérebro através de canais perineurais. Pequenas mudanças na expectativa de vida e prognósticos têm sido reportadas para o uso de terapias associadas no tratamento do câncer. As atuações de diferentes fármacos, em diferentes alvos moleculares, minimizam a ocorrência de resistência. Embora uma serie de protocolos utilizando substâncias combinadas vem sendo testado, uma associação baseada na inibição do fator de crescimento epidermal juntamente com transportadores de monocarboxilato não foi ainda estudada. Nossa hipótese consiste na utilização de dois agentes terapêuticos já estudados (CHC e Cetuximabe) que podem agir de maneira sinérgica no tratamento de glioblastoma. Assim, nossa proposta consiste uma nova combinação de substâncias, uma possibilidade fornecida pelo uso de tecnologia farmacêutica e o desenvolvimento de sistemas de liberação poliméricos a serem administrados pela via nasal. A nanotecnologia integra este projeto uma vez que fornece ferramentas tecnológicas para providenciar uma entrega seletiva, facilitar a internalização do fármaco e promover a liberação controlada do agente terapêutico para o meio intracelular.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICTORELLI, FRANCESCA DAMIANI; DE OLIVEIRA CARDOSO, VALERIA MARIA; FERREIRA, NATALIA NORONHA; FIORAMONTI CALIXTO, GIOVANA MARIA; FONTANA, CARLA RAQUEL; BALTAZAR, FATIMA; DAFLON GREMIAO, MARIA PALMIRA; CHORILLI, MARLUS. Chick embryo chorioallantoic membrane as a suitable in vivo model to evaluate drug delivery systems for cancer treatment: A review. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICS AND BIOPHARMACEUTICS, v. 153, p. 273-284, AUG 2020. Citações Web of Science: 0.
FERREIRA, NATALIA N.; GRANJA, SARA; BONI, FERNANDA ISADORA; FERREIRA, LEONARDO M. B.; REIS, RUI M.; BALTAZAR, FATIMA; GREMIAO, MARIA PALMIRA D. A novel strategy for glioblastoma treatment combining alpha-cyano-4-hydroxycinnamic acid with cetuximab using nanotechnology-based delivery systems. DRUG DELIVERY AND TRANSLATIONAL RESEARCH, v. 10, n. 3, SI JAN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.